quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Histórias que só eu sei

  JORGE  LAGE
                                                                                                                                                                                                                  

 É o novo livro de Teresa do Amparo Ferreira (TAF), uma mirandelense, nascida na Torre Dona Chama e especialista em estatística no INE (Instituto Nacional de Estatística). Conheci-a quando «navegava» no «Facebook» (deixei esta plataforma de comunicação porque me soou a irreal ou ilusória) e gostei dos seus poemas e textos escritos. Hoje, tenho-a como amiga, como sou amigo de muitos dos nossos escritores. A TAF publicou três livros de poemas e recebeu o «prémio Literário Prof. Doutor Adriano Moreira» (2022) e «prémio Escritor Transmontano Insigne, Guerra Junqueira» (2023). A TAF é colaboradora do «Diário Digital de Trás-os-Montes» (Bragança) e do Notícias de Mirandela. 

A obra, «Histórias que só eu sei», tem a chancela da editora, «Primeiro Capítulo», com 45 «histórias», distribuídas por 220 páginas. O Prefácio é de Jorge Golias, grande e ilustre mirandelense, apelidando a TAF de «cronista, poeta e contista» que deixa «falar e sentir» a criança «atrevida e inteligente» que viveu «um período negro da infância» enquanto esteve entregue «a uma família de Mirandela». O Prefácio merece uma leitura atenta, porque é uma antecâmara da obra. Neste se destacam, entre outros, os contos: «Jeremias – um cabalo biqueiro»; «Toninho, um aprendiz de ferreiro», que se despediu com a quadra – “Fica-te maldita forje/ Maldita sejas tu/ Levo nos dentes ferrugem/ E teias no olho do cú”; e «o elétrico 28». Eu acrescento «a viúva», um conto do quase impossível, mas para uma mulher leviana e sôfrega, tudo pode acontecer. Na contracapa apresenta-se um excerto do conto, «o elétrico 28», o famoso relicário dos transportes urbanos lisboetas e dos carteiristas mais expeditos. Neste caso serviu para um conto com final feliz. Um livro que se lê com avidez e nos pode dar assas para voarmos nas asas dos sonhos da meninice e juventude, como a TAF o faz voltando aos tempos da meninice e da adolescência em terras flamulenses e mirandelenses. «Histórias que só eu sei» pode ser consultado ou pedido para: Livraria Martins Av.ª Guerra Junqueiro 18, 1000-166 Lisboa – lisboa@livrariamartins.pt . Parabéns à Teresa Ferreira por nos brindar com mais esta obra que aconselho aos bibliófilos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Historiadores devem convergir em 2028

Dia 25 de dezembro último faleceu, com 77 anos de idade, Manuela Mendonça que se manteve no cargo de Presidente da Academia Portuguesa de ...

Os mais lidos