quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

-8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 

-8 DE MARÇO

                                   DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O abuso sobre as mulheres já vem de longe. O código penal tem dois pesos e duas medidas em relação à infidelidade conjugal, até a opinião pública é diferente se for o homem a trair a mulher. No casamento existia uma espécie de direito de poder, a mulher devia obediência e submissão ao marido, várias religiões usam ainda esse preconceito.

Porque é que o homem pode ter várias mulheres, e uma mulher não pode ter vários homens? Porque é que eles podem usar calções e andar em tronco nu, e elas em certos países não podem sequer usar calças e mostrar o rosto, as pernas e os cabelos? Já estamos em tempo de acabar com essas doutrinas bacocas.

Em Portugal, no ano de 2009 foram assassinadas dezenas de mulheres, vítimas de violência doméstica. Quantas foram violadas, agredidas, desprezadas e humilhadas, que por vergonha nem sequer apresentaram queixa? A violência doméstica continua a fazer milhares de vítimas, sobretudo para aquelas para quem a vida se tornou um fardo, por medo de terem liberdade no amor. Que a coragem e a esperança na justiça nunca morram, exercei o vosso direito de liberdade, a liberdade é o bem muito precioso, cada ser humano deve ter a capacidade de decidir o seu destino livremente. Mulheres, libertai-vos do jugo da servidão! Não faz sentido haver um só dia por ano dedicado à mulher, elas têm direito à nossa admiração todos os dias, ao nosso carinho e à nossa gratidão; não somos todos nós frutos do ventre de uma mulher?

As revistas “cor-de-rosa” trazem às vezes notícias bombásticas, histórias e fantasias sobre mulheres misteriosas, que acumulam fabulosas fortunas vendendo a sua imagem. Devemos distinguir a ficção da realidade, vê-se pela expressão de algumas delas o quanto são infelizes, pois sabem que por dinheiro estão a vender a sua personalidade, a sua dignidade, a sua reputação e também a da sua família. Recebem rios de dinheiro, mas nunca alcançarão uma vida digna, porque venderam a sua alma ao diabo. Mas, enquanto a vaidade das mulheres rodar à volta do dinheiro fácil, serão sempre consideradas na sociedade brinquedos de usar e deitar fora. Todavia têm o direito ao nosso respeito e admiração. Neste dia que lhes é dedicado, quero desejar-lhes as melhores condições para a sua realização pessoal, familiar e profissional.

 Bem hajam todas as mulheres da terra.

 

Mulheres sois e mulheres sereis

A tudo quanto tiverdes direito tereis

Se o respeito à honra conquistardes

Em vosso coração a certeza tiverdes

Se na vossa mente e em todo o vosso ser

Ostentardes os vossos mais justos poderes.

 

Sem ti o que seria o Mundo

Ermo, deserto e sombrio

Enfado, tédio profundo

Inverno chuvoso e frio.

 

Eu te saúdo ó mulher

Doçura dos sonhos meus

Bela flor de malmequer

És obra-prima de Deus. Dedicado com carinho a todas as mulheres do Mundo. Jornal O Montalegrense, março de 2011 Júlio F. Vaz de Barros

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os riscos da bibliometria

Ernesto Rodrigues aborda, neste artigo, no Mensageiro de Bragança , assunto da maior importância: a fraude nas instituições de ensino superi...