terça-feira, 7 de novembro de 2023

OS BILHÓS DA MINHA INFÂNCIA

 Por MARIA da GRAÇA

 

OS BILHÓS DA MINHA INFÂNCIA

As mais extraordinárias recordações (ou memórias ) que tenho de castanhas e de castanheiros, resultam de reminiscências da  infância, passada na aldeia de Lagoaça, na raia transmontana, na companhia do meu avô materno. Natural de Vinhais havia de casar em Lagoaça. Antes de se reformar, comandou o posto da GNR em Carviçais. E anteriormente o de Boticas e o de Sta. Marta de Penaguião.

Só com os netos mais velhos (o Rui Armando e o Lelinho), filhos do seu filho mais velho (Rui Gomes), porque por eles era "picado", se extravasava nas brincadeiras. Comigo e com os meus irmãos, mantinha o rigor de avô e era austero nos comportamentos.

É desse rigor e austeridade que resultam as minhas melhores memórias sobre castanhas.

Proprietário de um razoável souto na quinta, e de meia dúzia de castanheiros dispersos por propriedades menores, quando chegava a época das castanhas, elas lá estavam - em casa. E numa das duas cozinhas da casa (a mais usada), o perfume das castanhas perdurava durante todo o Outono e início do Inverno.

À noite, sem que ninguém desse conta, lá ia o avô Gomes acender e lareira e num assador de razoáveis dimensões, assava vários quilos de castanhas.

De manhã, antes de ir para a escola (e o avô para a quinta), o pequeno almoço era degustado naquela cozinha. Normalmente constituído por uma chávena de café (muito fraco, mas saboroso), uma alheira e uma torrada de pão da aldeia, barrada, muitas vezes, com um dente de alho colhido no quintal. Mas no período das castanhas, ainda se acrescentavam os bilhós, aquela delícia que o avô preparava na noite anterior.

Ainda hoje, passados tantos anos, esse perfume castanho me  percorre as entranhas profundas da alma!

ARMANDO PALAVRAS

In "QUEM ME DERA CÁ O TEMPO"


1 comentário:

  1. Livra, que o Doutor devia andar bem fraquinho com um destes pequenos- almoços... -que fariam os almoços ...!

    ResponderEliminar

Fatah Sherif, líder do grupo terrorista HAMAS, era funcionário da UNRWA.

    FONTE: https://areferencia.com/oriente-medio/agencia-da-onu-confirma-que-lider-do-hamas-morto-no-libano-era-seu-funcionario/