Câmara Municipal de Vila Real
Grémio Literário A. M. Pires Cabral
Serviço de Difusão
Os nossos escritores – Ernesto Rodrigues
Ernesto Rodrigues mantém a sua impressionante cadência de produção literária, em que vão aparecendo a breves intervalos sobretudo romances (geralmente de vocação histórica), mas também teatro e poesia, para além de estudos, edições literárias, etc.
O mais recente título publicado é um romance, que no texto da contracapa é classificado como romance-reportagem. Mas a reportagem é uma das muitas fontes da história, pelo que não erraremos se considerarmos esta obra como romance histórico. De resto, descobrimos facilmente no título do livro o elemento Putin, que, com as suas desmedidas ambições políticas, não pode deixar de ser considerado uma figura histórica.
O livro relata uma série de momentos dos últimos 70 anos, em que a Europa viveu lances (Budapeste, Praga, etc.) que de alguma forma se repetem na presente conjuntura político-militar.
No título do livro reconhecemos outra referência: Liliput, a terra das criaturas miniaturais imaginada pelo irlandês Jonathan Swift, no famoso livro As Viagens de Gulliver. Não nos surpreenderia muito se a intenção de Ernesto Rodrigues tivesse sido a mesma de Swift: satirizar os indivíduos pequenos que se acreditam ou sonham grandes, como será o caso de Vladimir Putin.

Sem comentários:
Enviar um comentário