segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Jesus e as crianças

 Jesus e as crianças - Igreja de são João de Lobrigos, concelho de Santa Marta de Penaguião

 

A propósito do Relatório sobre os abusos sexuais na Igreja, apraz-nos aqui trazer o que as fontes bíblicas descrevem sobre Jesus e as crianças. E como o episódio foi representado na arte.

 

Jesus mostrou carinho e amabilidade para com as crianças. Os evangelhos sinópticos relatam os encontros entre Jesus e as crianças, ora nas parábolas, ora nos milagres.

Lucas Cranach
Acompanhado de grandes multidões, Jesus dirigiu-se para o território da Judeia, para lá do rio Jordão. Os evangelistas não são claros quanto ao local e, neste relato, são sumários. Trouxeram-lhe crianças para que lhe impusesse as mãos, fazendo uma oração. Os discípulos, porém, repreendiam-nas. Mas Jesus ordenou-lhes que deixassem as crianças aproximarem-se para lhes impor as mãos (Mth. XIX, 13-15; Marc. X, 13-16; Luc. XVIII, 15-17)[1].
Rembrandt

Só a partir do século XVI o tema se torna popular. E com mais frequência na arte da Contrarreforma, de que são exemplos Rembrandt ou Cranach.

Esta iconografia encontrámo-la na região do Douro, na igreja de São João de Lobrigos, no concelho de Santa Marta de Penaguião.




[1] Normalmente Jesus é representado ora de pé ora sentado, acariciando com a mão a cabeça de uma criança.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os melhores alunos são os que dão erros.

 

Os mais lidos