segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Peça do mês - Vestido de casamento

Jorge  Lage


Num mundo materialista em que muitos políticos e acólitos vão metendo a manápula no tesouro dos nossos impostos, fica bem sabermos que há um ex-Inspector da Educação, Professor António Lopes Pires, que passou grande parte da vida, a expensas suas a juntar/adquirir peças (dezenas de milhares) com que construiu com uma equipa de colaboradores o Museu Etnográfico de Silgueiros - Viseu, e que é uma pena que esta referência memorial e documental rural não seja reconhecida a nível nacional... Isto só acontece porque a cultura está politizada como se a cultura fosse um instrumento da política, em vez de um ramo do saber de Portugal.

Abaixo se anexa, entre as dezenas de milhares de peças, algumas raríssimas ou únicas, que ali se guardam e se mostram foi eleita a peça do mês o vestido de noiva da primeira metade do século XX do vestido de noiva alto-beirão, para as classes menos elevadas.
Tudo o que se diga em prol deste trabalho admirável sabe sempre a pouco, porque não há similar numa aldeia rural de Portugal com esta amplitude. O seu espaço devia ser apoiado, pelo Senhor Presidente da República visitando-o numa próxima oportunidade, dando-lhe mais visibilidade e porque não apoios?
Fica a sugestão. Aliás, É uma pena que o Senhor Presidente da República não tenha um assessor ou conselheiro para o desenvolvimento regional e está sempre a tempo. Porque a gente da cultura de Lisboa quando «mija» é sempre para o Tejo. Por isso, até meteorologicamente um país profundo teve, até há pouco, uma grande «seca».
Saudações de bom ano e com mais cultura rural,
Jorge Lage.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Há 105 anos Mirandela abriu as portas ao I Congresso Transmontano - Casa-Mãe de Lisboa recolocou os falhanços do passado

O jornal Vilarealense , de 1 de julho de 1920, escrevia na primeira pagina: «Mirandela uma cidade em crescimento onde as responsabilidades...