terça-feira, 31 de janeiro de 2023

A propósito da regionalização


A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, no passado dia 28 de janeiro de 2023, organizou o Fórum: Portugal que Futuro. Convidou figuras de destaque nacional: Luís Neves (Diretor Nacional da Polícia Judiciária), José Ribeiro e Castro, Manuel Maria Carrilho, entre outros. Os temas levados a discussão pública foram: Educação, Regionalização, Cidadania e Desenvolvimento, Transparência e Integridade, Energia e Economia, Direitos e Liberdades Constitucionais.

José Ribeiro e Castro, debatendo o tema da regionalização, alertou os presentes para a existência de questões de extrema gravidade, nomeadamente em sede de Direito Constitucional, que ferem de morte os governantes do nosso país.

FONTE: https://www.diariodetrasosmontes.com/noticia/escandalo-constitucional?fbclid=IwAR3xLrtwXWncqZu_7i0kwRNq97-NhYcwb5x79HkHUduu0HA894JlIBnkg-A

Nota de tempo Caminhado:

Este assunto é coisa que não nos interessa, por variadíssimas razões, que um dia aqui traremos. Contudo, das principais, podemos referir a tradição. E a tradição portuguesa é municipalista.

Quanto a Pedro Passos Coelho, nesta questão, o que temos a dizer é o seguinte: Tomou uma posição política (com a qual se pode concordar ou discordar, mas legitima e transparente!). Na sua tomada de posse a 21 de junho de 2011 anunciou que não iria nomear novos governadores civis e que iria promover a extinção de todos os governos civis. Em 8 de setembro de 2011, o Governo extinguiu de facto todos os governos civis mediante a aprovação de um decreto-lei que transferia todas as competências destes órgãos para outros órgãos administrativos (como as câmaras municipais, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana e a Autoridade Nacional de Proteção Civil), procedendo ainda à liquidação do património dos governos civis e à transferência dos seus funcionários para a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana.

Acontece que o Governo de Pedro Passos Coelho anunciou que em futura revisão constitucional promoveria a inclusão da extinção de jure dos governos civis na Constituição da República. Mas…em 2015 aconteceu o que aconteceu. O PS do dr. Costa tomou o poder com ajuda de certos esquerdistas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A baboseira ...

  Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais, diz Marcelo Presidente da República declarou que Portugal “assume t...