Grémio Literário A. M. Pires Cabral
Serviço de Divulgação
Apresentado o n.º 77 da Revista Tellus
No dia 11 de Novembro de 2022 foi apresentado o n.º 77 da Revista Tellus, numa sessão em que foi também celebrado o 16.º aniversário do Grémio Literário Vila-Realense e prestada homenagem a A. M. Pires Cabral, a propósito da atribuição do seu nome ao Grémio Literário.
A revista tem colaboração de António Adérito Alves Conde (“A casa e a família dos Mourão Mosqueira, dda antiga Rua da Cadeia — uma família nobre de Vila Real#), Armando Palavras (“A súplica de Dom Pedro II ao Papa para elevar Vila Real a diocese”), Helena Gil (“João de Araújo Correia e Aquilino Ribeiro”), Maria Hercília Agarez (“Dr. Manuel Cardona, entre os números e as letras”) e Norberto Veiga (A história sublimada pela literatura em A terceira margem, de Ernesto Rodrigues).
Vítor Nogueira fez uma circunstanciada apresentação da obra literária de A. M. Pires Cabral, que ultrapassa já os 60 títulos. Por sua vez, A. M. Pires Cabral apresentou em PowerPoint o historial do Grémio Literário Vila-Realense desde a sua criação em Novembro de 2006, ao que se seguiu o cantar dos parabéns ao Grémio Literário.
______________
Teste os seus conhecimentos de Literatura Trasmontana, assinalando com x as opções
que considere correctas a respeito de Bento da Cruz.
o Nasceu na vila de Amares, Minho. o Profissionalmente foi médico ginecologista. o Estreou-se com um livro de poesia intitulado Hemoptise o O tema do romance A Fárria é a exploração do volfrâmio. o Foi deputado à Assembleia da República. o Nunca ganhou qualquer prémio literário. |
Sem comentários:
Enviar um comentário