quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Prémio Sakharov atribuído ao “Bravo” povo ucraniano


A União Europeia distinguiu o "bravo" povo ucraniano com o Prémio  Sakharov de direitos humanos. O anúncio foi feito esta quarta-feira no Parlamento Europeu (PE).



O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o povo e as organizações civis ucranianas estavam nomeados para a edição de 2022 do galardão, do Parlamento Europeu, pela contribuição extraordinária para proteger a liberdade de consciência.


RELACIONADOS

Josep Borrell. Prémio Sakharov é "tributo à determinação e valentia" do povo ucraniano

Ucrânia. Zelensky agradece Prémio Sakharov e reafirma empenho na "liberdade e democracia"

Trata-se da mais alta homenagem prestada pela União Europeia ao trabalho em matéria de direitos humanos.

"Este prémio é para os ucranianos que lutam no terreno. Para os que foram forçados a fugir. Para os que perderam família e amigos. Para todos aqueles que se levantam e lutam por aquilo que acreditam. Sei que o bravo povo ucraniano não vai desistir e nós também não", afirmou a presidente do PE, Roberta Metsola.

Também indicados ao galardão, cujo vencedor foi anunciado esta quarta-feira, estavam: o fundador do Wikileaks, Julian Assange; a jornalista morta durante uma operação israelita na Cisjordânia ocupada, Shireen Abu Akleh; a Comissão da Verdade colombiana; e a líder indígena e ativista brasileira Sonia Guajajara.

FONTE: https://www.jn.pt/mundo/bravo-povo-ucraniano-distinguido-com-o-premio-sakharov-15268475.html

 

Sem comentários:

Enviar um comentário