quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Um Novo Aeroporto de Lisboa

 

 Reflexões JBM _SETEMBRO 2022_ + Um Novo Aeroporto de Lisboa 

 J. Barreiros Martins Prof. Cat. Emérito Jubilado da Universidade do Minho


Salazar mandou fazer estudos para a localização e projecto do Novo Aeroporto de Lisboa que duraram 30 anos.

De 1975 a 1922 houve os estudos variados, mas em Junho de 2022 ainda não havia “Resolução Ministerial” e daí o 1º M, “sem mais aquelas” Resolveu” que o Novo Aeroporto de Lisboa seria no Montijo. Daí resultou uma enorme Gritaria na Assembleia da República e fora dela, que levaram o o 1º M a recua e a anular a “Resolução” ficando tudo na “estaca Zero”, o que foi bom para os politiqueiros e jornalistas poderem “jogar a bola” de Alcochete para Montijo ou Alverca outras “variantes”.

A Quercus (“Cuecas”) até teve dinheiro para meter uma acção no Tribunal contra o Governo contra qualquer Novo Aeroporto em Lisboa, porque as gaivotas e outras aves deixavam de poder fazer ninho nas margens do rio Tejo em Lisboa....

Ora tudo isto não é uma “palhaçada” da qual se riem os embaixadores estrangeiros em Lisboa, a qual transmitem, por dever, aos respectivos países?

Casualmente passou em Lisboa o Professor Richard de Neufville Director e Investigador de “Transportation Systems”do Massachusetts Institute of Technology (U.S.A).

Um jornalista abordou-o e perguntou-lhe o que pensava da “questão quente” da localização do Novo Aeroporto de Lisboa. Ele respondeu que, hoje, dadas as facilidades da ”era digital”, não havia razões para “mexer” nas instalações do actual Aerporto da Portela (que os abrilistas chamam Humberto Delgado, mas internacionalmente continua a ser Aeroporto da Portela, em Lisboa).

Realmente, disse o especialista Richard de Neufville, daí se podem CONTROLAR todos os movimentos de Aeronaves e acções de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias em vários aeroportos das vizinhanças de Lisboa, por ventura, Alverca, Alcochete e Montijo.

 Os políticos e seus sequazes jornaleiros, não devem “pronunciar-se” sobre questões técnicas como esta, mas somente CONSULTAREM (pagando) a especialistas tais como o Professor Richard de Neufville.

De resto há muitos anos que já existem em Paris os aeroportos CHARLES de GAULE, muito grande e os pequenos aeroportos de Orly (no centro da cidade) e Beauvais.   

Por razões “funcionais” muitas vezes os passageiros têm de fazer o “chek in” no aeroporto de Orly e voarem de helicóptero para entraram no avião em CHARLES de GAULE Airport a 25km de distância  

Também em Londres há cinco aeroportos Heathrow; Gatwick, Stansted, Luton e City.

O passageiro tem de ver, com antecedência bastante, qual o aeroporto que deve escolher para embarcar ou desembarcar.

Há hoje pequenas (e grandes) companhias aéreas tais como a Raynair que fazem voos baratos e rápidos por exemplo entre a cidade do Porto (Portugal) e a cidade de Veneza (Itália) ou entre a cidade do Porto e a cidade de Lyon em França.

A TAP Air Portugal, dita “Companhia Aérea de Bandeira” também costumava ter uma companhia aérea “subsidiária” que operava de forma semelhante à Raynair sendo subsidiária da TAP Air Portugal.

A  Azores Airline é subsidiária da TAP Air Portugal nos Açores que faz as ligações inter ilhas.

A TAP Express é uma companhia aérea regional portuguesa criada em 2016, pertencente à TAP Air Portugal, e que opera voos de curto e médio curso. A White Airways, uma companhia aérea propriedade da Omni Aviação, opera voos regulares para a TAP Express utilizando 9 aviões turboélice regionais ATR 72.

AliançaStar Alliance

A TAP Air Portugal tem aliança com a Brasileira Embraer que tem grandes instalações fixas em Alverca, arredores de Lisboa.

A Aliança da Embraer permite a esta Companhia de 190 Aviões aceitar passageiros do Brasil para Lisboa e para Londres e veice-versa.

Naturalmente que, um BOM Gestor de uma Companhia Aérea, tem de estudar as Alianças a fazer da sua Companhia Aérea, de modo a conseguir o máximo anual de Dinheiros para a sua Empresa. Por exemplo há companhias que com aviões delas ou alugados fazem nalguns anos, em tempo de férias, Voos de ida e volta da cidade do Portoa para Porto Seguro (Brasil) em associação com os melhores hotéis de Porto Seguro referindo-se a uma Caravela que aí foi recuperada e se diz ter sido da frota de Pedro Álvares Cabral.

Outro exemplo em tempo de férias Voos de ida e volta para a lha do Porto Santo do arquipélago da Madeira, associação com um excelente e grande Hotel que existe nessa ilha.

Eu, com familiares, já fizemos esses Voos do Porto, ida e volta e passámos umas excelentes férias no Hotel que tem ligação subterrânea a Piscina, Praia e Mar.  

Ainda outro exemplo em tempo de férias. Voos de ida e volta de Lisboa e Porto em associação com um excelente e grande Hotel da costa da Calábria (Itália) do Oceano Atlântico ou do Mar Adriático. Eu com familiares já fizemos esse Voo com boa estadia no Hotel que tem boa ligação a praia e ao mar e tem filas de Chapéus de sol para os seus clientes.

Por aqui me fico hoje

Braga, 1 de Setembro de 2022

 J. Barreiros Martins Prof. Cat. Emérito Jubilado da Universidade do Minho


Sem comentários:

Enviar um comentário

As escolhas...

 

Os mais lidos