terça-feira, 21 de junho de 2022

A Mulher: Alma e Alquimia

 

A escritora Rosa Leonor Pedro regressa à Casa do Fauno no próximo Sábado às 16h para uma palestra com o tema A MULHER: ALMA E ALQUIMIA - COMPANHEIRA, AMANTE E DEUSA INICIADORA (entrada livre). À noite celebramos a NOITE DE SOLSTÍCIO com a música dos MagMell! Temos ainda algumas vagas para Domingo, para a repetição da sessão de HERBALISMO MÁGICO E MEDICINAL - SOLSTÍCIO DE VERÃO com Isa Baptista.

 

Destaques de Julho: o investigador Manuel J. Gandra irá falar sobre os MITOS, DIVINDADES, SANTUÁRIOS E RITOS DA LUSITÂNIA nos dias 9 e 24 de Julho (inscrições limitadas). Relembramos ainda que no dia 2 de Julho teremos a palestra HELENA P. BLAVATSKY - OS SEUS ÚLTIMOS E CICLÓPICOS ANOS com José Manuel Anacleto (entrada livre).

 

Fica o convite para nos fazer uma visita! 🙂

A MULHER:
ALMA E ALQUIMIA

Companheira, Amante e Deusa Iniciadora

25 JUNHO (Sáb), 16h

com ROSA LEONOR PEDRO

Palestra | Entrada Livre

«A visão da mulher tem um papel importante na Obra de Alquimia. A mulher que se vê - companheira, amante, ou deusa iniciadora - é a projecção de um oposto a integrar nessa união superior a que se aspira. É a força transformadora, ela mesma transformada - em mineral, vegetal, animal, ou ainda num dos elementos, ou um astro, ou logo em divindade (...)» (Y.K. Centeno)

A grande tragédia de tudo o que se passa actualmente no mundo, e que impede a consumação da premissa anterior, é que ao deixar de haver essa Mulher "anima" [alma] - a mulher perdeu o seu dom inicial de iniciadora do homem -, deixou também de haver Homem "animus".

A mulher - que era a esposa, mãe e a amante do homem - deixou paulatinamente de o ser para no fundo se tornar, por um lado, a procriadora e, por outro, a prostituta. Assim, perdendo a Mãe como a mulher na sua função nobre - como progenitora da espécie - e como amante iniciadora, perde-se em definitivo a Matriz da Deusa e da Natureza Mãe para seguirmos para um mundo cada vez mais robotizado e pervertido, cada vez mais macabro. Caminhamos para um mundo totalmente alienado dos princípios feminino e masculino e onde a Mulher deixa de existir como ente.

cartaz | programa


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os notáveis da vergonha...

Uma vergonha! Estes notáveis não vão acrescentar um voto (além do seu) a AJS. É que esta repentina peregrinação aos lugares sagrados dos xux...

Os mais lidos