domingo, 12 de junho de 2022

A arte de saber escrever



Mais conhecido por Strunk and White, em homenagem aos seus autores, este pequeno livro que não chega às 100 páginas, continua a ser um dos mais vendidos nos Estados Unidos da América. E já vendeu milhões. O exemplar à esquerda representa a sua 4ª edição (2000).

Teve a sua origem num opúsculo escrito por William Strunk Jr., nos primeiros anos do século passado; foi depois reformulado em 1959 pelo escritor E.B.White que havia sido aluno de Strunk na disciplina de inglês, na Universidade de Coenell, em Nova Iorque.

Este “pequeno livro” como a ele se referia o seu criador, é um volume sem qualquer tipo de pretensão. Restringe-se a ser uma colecção de regras de escrita. Entre outras, explica com simplicidade, como se deve utilizar a vírgula ou o ponto final, lista palavras e expressões frequentemente mal-usadas, e recomenda que se não misturem os tempos verbais.

A ele nos referimos neste blogue a 14 DE ABRIL DE 2012 [https://tempocaminhado.blogspot.com/search?q=the+elements+of+style].

Acaba de ser publicado em língua portuguesa com o título “A Arte de Saber Escrever”, com a Chancela da alma/livros e tradução de Sónia Lopes. Agora com 134 páginas, sem referência a E.B. White.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os notáveis da vergonha...

Uma vergonha! Estes notáveis não vão acrescentar um voto (além do seu) a AJS. É que esta repentina peregrinação aos lugares sagrados dos xux...

Os mais lidos