domingo, 10 de abril de 2022

Reflexões_JBM_8_Abril_2022 - -5-Sobre o Presidente do Brasil

 

Reflexões_JBM_8_Abril_2022

-5-Sobre o Presidente do Brasil


Jair Bolsonaro foi eleito em outubro de 2018 presidente da República pelo eleitorado  brasileiro. De então até´hoje, praticamente, TODOS os canais da TV portuguesa e muitos artigos de muitos jornalistas brasileiros MARTELAM TODOS os dias na “Necessidade” de apear o “Fascista” Bolsonaro do Palácio da Alvorada em Brasília.

Essa “chafurdice” tem tudo a ver com a quantidade de Jornalistas (“jornaleiros”) esquerdos que existem actualmente em Portugal e no Brasil. Naturalmente que a ideia é procurarem, de “qualquer jeito” colocarem de novo Presidência do Brasil, a Dilma Rousseff, que, antes de ter conseguido essa Presidência, foi “Chefa” do grupo guerrilheiro CHE GUEVARA no Brasil e muitas mortes de inocentes (fascistas) teve à conta dela. Mas, disso NADA dizem os muito diligentes articulistas actuais brasileiros e portugueses. Para iludir mais a questão, a espertalhona Dilma Rousseff, fez-se suceder pelo pateta, mas bom aldrabão, (Luiz Inácio) Lula da Silva que, quando saiu, já tinha subtraído tudo o que havia de Cristal, Prata e Ouro no Palácio da Alvorada, para casa de um filho dele, que, dizia-se:” tinha mandado tudo isso para o Norte, isto é, para a Suiça”.

Os muito diligentes articulistas actuais brasileiros NUNCA encontraram uma só palavra

para o antigo Kubitschek de Oliveira que mudou a Capital do Brasil, que era no Rio de Janeiro, para Brasília. Brasília, foi inaugurada como capital do Brasil em 1960. Foi uma cidade planeada por Lúcio Costa famoso Arquitecto urbanista. Lúcio Costa imaginou que Brasília devia ter (e tem) todos os edifícios governamentais concentrados no CENTRO da cidade e todos os edifícios privados distribuídos em coroas circulares.

Numa “coroa circular”, em torno desse centro, situavam-se edifícios residenciais, todos de uns 5 pisos, poucos com elevadores. Depois noutra “coroa circular” estavam moradias no que o urbanista designou por "Super Quadras”. Do ponto de vista funcional esta distribuição de edifícios não era apropriada à rotina diária das pessoas residentes, pois dava origem complicados e longos percursos para se atingir o ponto onde uma pessoas tinha de trabalhar ou residir ou abastecer-se nas poucas lojas que havia. Até a Estação de camionagem estava colocada longe quer dos edifícios governamentais que edifícios privados. As pessoas saíam de um “onibus” e tinham de alugar um táxi para ir onde tinham de estar.

Quanto ao Projectista de todos os edifícios governamentais, ele foi o não menos famoso  

Arquitecto Oscar Niemeyer: Concebeu a residência do Presidente da República Brasileira (Palácio da Alvorada), uma “Obra Prima” desse arquitecto que, exteriormente tem a forma de uma “pomba pronta voar”. O Itamarati (Ministério dos Negócios Exteriores) foi outra “Obra Prima” desse arquitecto. Ao que consta esses edifícios interiormente são “funcionais”. Eu já estive no Itamarati: tem um exterior de forma Bela e por dentro também é Belo.

Mas, curiosamente, passámos na rua junto ao edifício do Ministério da Justiça e vimos que, sendo de paredes de vidro, a uma empregada que tinha de subir vários degraus numa escada de madeira para buscar uma pasta de arquivo, os transeuntes na rua, podiam ver as cuecas dessa senhora…

Vários anos mais tarde, eu e a Albertina, fomos a um Congresso da minha especialidade na cidade de São Paulo. E nesse Congresso ofereceram aos participantes portugueses, dormidas gratuitas nos edifícios que eram dormitório dos estudantes, que ao tempo estavam de férias. Todos os edifícios eram de 12 andares, de paredes de vidro e projectados por Niemeyer. Como era no mês de setembro e fazia bastante frio, deram-nos duas mantas e disseram-nos que o nosso quarto era no 9º andar. Subimos no elevador e entrámos no quarto. Logo verificámos que não sendo as paredes de Duplo Vidro, a temperatura interior pouco diferia da exterior. Por isso, para conseguirmos dormir tivemos de pôr sobre a cama, além das mantas, também grande parte da roupa que tínhamos nas malas. Fomos depois ver a casa de banho que era contígua ao quarto. Os banhos eram de chuveiro, mas as paredes eram de madeira e no chão havia estrados

também de madeira. Por este motivo tanto as paredes como os estrados estavam cobertos de colónias de fungos, bem visíveis a olho nu. Resolvemos a questão pondo roupas sujas sobre os estrados e tomámos os banhos sem nos encostarmos às paredes. Mais uma prova de que Oscar Niemeyer, o mais famoso arquitecto do mundo, se preocupava muito com a “Estética” exterior e, por ventura interior, mas muito pouco ou nada com a ”funcionalidade” dos edifícios que projectava.

Em Portugal temos o famoso Arquitecto Álvaro Siza Vieira.

Projectou um novo Edifício para a Câmara Municipal de Vigo e pagaram-lhe bem. Dois

anos mais tarde Siza Vieira foi a Vigo e não encontrou construído o edifício que tinha projectado. Perguntou ao Presidente da Câmara de Vigo porque é que não tinham construído o edifício dele, ao que esse Presidente respondeu: O Edifício que Usted projectou era Belo por fora; pero por dentro nã funcionaba. Tivemos de recorrer a un Arquitecto Espanhol”.

Os Jornalistas (“jornaliros”) esquerdos que existem actualmente em Portugal e no Brasil

ignoram tudo o que de positivo tem feito o actual Presidente do Brasil e seu ministro das Finanças, nomeadamente no domínio do câmbio do Real brasileiro:  

1 Real = 0.18 Euro até 0.20 Euro, caso nunca visto no tempo da Dilma Rousseff, e seu amigo Lula da Silva.

Por outro lado, é bem sabido que o governador (e seus sequazes) de cada Estado do Brasil é eleito pelas populações locais que nada têm a ver com fascismos, embora tenham horror ao Comunismo. Pode dizer-se que mais de 90% dessas populações têm Religião Cristã, principalmente Católica, embora haja “distorções” como a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), cujo “dono” é o “Bispo” Edir Macedo.

Ironicamente a ex-presidente Dilma Rousseff, do PT, o presidente Michel Temer, do PMDB, e o governador do estado de São Paulo e o pré-candidato a presidente Geraldo Alckmin, do PSDB, foram vistos juntos lado a lado (num altar?). A pergunta até poderia ser o início de alguma anedota, mas não era: Dilma, Temer e Alckmin estiveram, de facto, juntinhos na inauguração do maior espaço religioso do Brasil, o Templo de Salomão, em São Paulo, nova sede da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), para prestigiar o seu fundador bispo Edir Macedo. O poder da igreja evangélica neopentecostal mede-se em casos como estes:

-Uma investigação jornalística de sete meses realizada pela TVI descobriu que pelo menos dez crianças portuguesas foram "roubadas" às mães biológicas na década de 90 do século passado, a partir de um centro de acolhimento em Lisboa financiado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), e levadas para adoção internacional ilegal. O primeiro episódio da série de informação "O Segredo dos Deuses", da autoria das jornalistas Alexandra Borges e Judite França, ontem exibido, levou já a medidas concretas. "São roubos de crianças sem aspas e adoções ilegais sem aspas", descreveu Alexandra Borges à imprensa, durante o visionamento dos dois primeiros episódios.

- O inquérito em curso no DIAP de Lisboa deveria servir para apurar responsabilidades, mas se todos os factos prescreveram vai ser difícil. De qualquer forma, o processo foi aberto depois de uma denúncia feita agora pela Segurança Social ao Ministério Público. E a Segurança Social agiu depois de a TVI a contactar a propósito da descoberta dos factos chocantes ocorridos há mais de 20 anos. "No âmbito da investigação levada a cabo pela TVI relativa à "Casa de Acolhimento Mão Amiga", integrada na Obra Social da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o Instituto da Segurança Social, tomando conhecimento dos factos descritos, apresentou (...) uma participação ao Ministério Público/DIAP de Lisboa", comunicou a Segurança Social depois de questionada pela estação televisiva. Também só agora a autoridade máxima do Estado em matéria de adoção concluiu que o lar financiado pela IURD não estava legal à data dos factos (entre 1995 e 2001), apesar de a Segurança Social enviar para lá crianças, como relatou a reportagem. "Na sequência dos e-mails remetidos pela estação televisiva, o Instituto da Segurança Social. I.P., teve a oportunidade de rever juridicamente esta matéria, concluindo que essa casa de acolhimento, não estando licenciada, se encontrava em incumprimento do disposto legal aplicável", refere o comunicado.

A reportagem abriu com a história de Vera, Luis e Fábio, três irmãos portugueses que foram "roubados" à mãe biológica em 1995, do referido lar, o qual só foi licenciado em 2001. Foram adotados ilegalmente por Viviane Freitas, uma das filhas do bispo fundador da IURD, Edir Macedo, e levados para os Estados Unidos, onde ainda vivem e estão ligados à igreja. As circunstâncias em que esses três irmãos e pelo menos mais sete crianças desse lar ilegal foram retiradas à sua família estão por esclarecer.

Nos media, Macedo é proprietário do grupo Record, quarto do Brasil atrás dos grupos Globo, Abril e Folha. Em audiências e facturação, a TV Record, no entanto, só perde para a TV Globo, superando os também enormes SBT e Bandeirantes. E lidera, através da Record News, no segmento dos canais de notícias, deixando Globo News e Band News para trás. Com 106 emissoras regionais pelo país, num total de 240 horas diárias de TV, mais o portal R7 na internet e o jornal O Correio do Povo nas bancas, a sua influência é pesada. Ainda não conseguiu produzir uma telenovela em horário nobre que superasse as da Globo mas esteve perto, em 2015, com o apoio da bancada parlamentar evangélica, no folhetim bíblico Os 10 Mandamentos - o líder dessa bancada, conhecida como Bancada da Bíblia, pediu aos milhões de fiéis protestantes para boicotarem Babilônia, concorrente da TV Globo transmitida à mesma hora, por causa de um beijo na boca entre as atrizes veteranas Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg no primeiro episódio.

O poder da IURD mede-se também pelo tamanho dos seus principais inimigos: a Globo (embora tenha tido guerras paralelas com os grupos Abril e Folha) e o Vaticano (além do conflito citado com as afro-religiões e de choques frontais com denominações evangélicas concorrentes). Preso durante 11 dias em 1992 por "charlatanismo", Edir Macedo responsabilizou a igreja católica pela humilhação. Um ano antes, a IURD conseguira reunir 200 mil fiéis no Estádio do Maracanã em resposta aos 130 mil que o Papa João Paulo II levara ao Santuário de Aparecida. Aliás, uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil, seria chutada num programa de TV por um bispo evangélico, em 1995, num escândalo que abalou o país - os protestantes rejeitam o culto a imagens e santos.

Por outro lado, os casos na justiça envolvendo Macedo ou a IURD são incontáveis: além das acusações de charlatanismo e de intolerância religiosa, o bispo ou a sua igreja já foram denunciados por importação fraudulenta (em 2006), lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha (em 2009). No Brasil, em Espanha, no Luxemburgo, nos Estados Unidos, na Bélgica ou em Angola, a Universal já esteve, por motivos diferentes, na mira dos tribunais ou da imprensa. Como agora, em Portugal, nas recentes reportagens da TVI sobre adoções.

E em factos: um bispo da IURD ocupa a prefeitura do Rio de Janeiro, segunda maior cidade do país. Outro bispo gere o ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e preside ao sexto maior partido brasileiro. A igreja é dona da Record, poderoso grupo de comunicação cujas audiências televisivas só perdem para a Globo. E ainda treina um grupo, chamado Gladiadores do Altar, que os seus detratores chamam de exército da Universal.

O assunto foi notícia no Brasil em Março de 2015, depois das religiões de origem africana Umbanda e Candomblé se terem queixado de agressões nos seus terreiros por parte de elementos ligados à IURD. E de terem sido divulgados, mais ou menos na mesma altura, vídeos com os tais Gladiadores do Altar, grupo de jovens a bater a continência e a gritar com agressividade "altar, altar, altar" e "prontos para a batalha", num culto da Universal. "É uma atitude para-militar, elementos da IURD perseguem membros de religiões afro nas ruas, temos de agir, não podemos ficar à espera que um grupo fundamentalista pegue em armas", acusou o advogado dos credos africanos Luiz Martins. No parlamento, Jean Wyllys, deputado do Partido Socialismo e Liberdade, de extrema-esquerda, confessou sentir-se "assustado". A IURD negou na ocasião, com veemência, que os Gladiadores do Altar fossem o tentáculo armado da instituição. "O projeto realiza reuniões semanais com rapazes dispostos a abrir mão de suas vidas (...) cumprindo o que Jesus disse "ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura"", lia-se sobre o tema no website da igreja.

Enfim, a “miséria Moral em que hoje vivem os jornalistas (“jornaleiros”) e os os seus correspondentes portugueses é enorme. Nem prestam atenção às máfias de Criminosos traficantes de Drogas (cocaína e outras) que brigam entre si, por exemplo da Favela da Rocinha do Rio de Janeiro que tem umas 200 mil almas. De mês a mês essas às máfias resolvem brigar umas com as outras com rajadas de tiros dentro dessa Favela- E logo tiros vão atingir pessoas que nada têm a ver com a droga, só precisam de comida. Por vezes entra no caso a Polícia Federal do Rio, que não está infiltrada por membros de máfia.

Só ela consegue matar (não é eficaz prender, porque os mafiosos que estão presos, continuam fazendo o seu negócio no exterior a partir do interior). Só a Polícia Federal pode dar alguma tranquilidade a esses milhares de pessoas que não têm mais onde viver.

Eu estive um ano lectivo a dar aulas na PUC-RJ (Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro) e fiquei a saber tudo isso e muito mais.

A minha Esposa tem no Rio e em São Paulo vários familiares que de modo algum querem “retornar” a Portugal. Têm lá “raízes” profundas, apesar de todas essas guerras e peripécias, vão deixar os ossos no Brasil que não é um País. É um Continente.  

Por aqui me fico por hoje.

Braga,  08 de Abril_2022 

J. Barreiros Martins Prof. Cat. Emérito Jubilado da Universidade do Minho

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os três santos negros na igreja de Santo Adrião de Sever – Santa Marta de Penaguião

  https://www.calameo. com/read/0058732028bb3a462512c Iconografia construída pelo clero católico, sustentada num período anterior à expans...

Os mais lidos