segunda-feira, 7 de março de 2022

Centenário da Diocese de Vila Real celebra-se em Abril

 Foto retirada do site da CM de Vila Real


A Diocese de Vila Real vai celebrar o seu centenário no próximo mês de Abril, a 20. Foi fundada a 20 de Abril de 1922. Convém, contudo, lembrar que essa questão, em formar esta Diocese era sonho antigo. O Rei Dom Pedro II (1648-1706),  numa súplica ao Papa, ainda no século XVII, sugere essa elevação. O documento que o indica (s.d.) vem transcrito em livro lançado recentemente: As Visitações de Alijó (pp. 97-99). Noutro documento (s.d.), dirigido ao Rei, descrevem-se os argumentos desfavoráveis à criação da Diocese de Vila Real (pp. 99-101). Por último, num terceiro documento (s.d.), o próprio Arcebispo Primaz, Dom José de Meneses, apresenta quatro incongruências, cinco dificuldades e cinco prejuízos para o propósito de elevar Vila Real a diocese (pp.102-108). Por fim, alega várias razões para que se não faça a divisão das dioceses, a exemplo do arcebispado de Toledo.

Embora estes três documentos não estejam datados, como no segundo documento se refere que o Arcebispo de então era Dom José de Meneses, esta querela argumentativa deu-se em finais do século XVII. Ou seja, entre 1692 e 1696.

Dom José de Meneses -
Foto retirada
da Wikipédia






Dom José de Menezes foi designado arcebispo em 1692. Mas só em Agosto de 1694, por se encontrar muito doente em Coimbra, se deslocou para Braga para governar a Arquidiocese. Contudo, com o agravamento da doença, não chegou a Braga. Foi convalescer para uma quinta da freguesia de Freiriz (Vila Verde) que pertencia a um seu irmão. Só em Setembro de 1695, conseguiu recolher-se ao paço, em Braga, de onde não mais saiu até à sua morte, em Fevereiro do ano seguinte (1696).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma manta e uma broa de pão

  Num país que se afirma civilizado, em pleno séc. XXI, somos surpreendidos amiudadas vezes por notícias que nos atiram aos olhos situaçõe...