sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Filho és, pai serás…

 

JORGE  LAGE


A vida é um grande livro aberto e cabe a cada um de nós sabê-lo ler no dia a dia. Vá para onde for procuro sempre aprender com quem me relaciono. Aliás a própria paisagem selvagem, humanizada ou com o silêncio das pessoas faço os meus registos. Como passei o Natal de 2021 em Londres, um dos objectivos era ir com o meu neto à escola de «rugby» que fica a menos de duzentos metros do rio Tamisa. Fiquei admirado com o espírito de solidariedade que ali se vive. Em cada dia há um grupo de voluntários, mesmo para orientar o estacionamento das viaturas e dinamizar o bar. Os pais/mães compõem a assistência da pequenada para os vários exercícios/treinos. No pequeno bar de apoio preparava-se uma pequena festa de despedida em que não participámos devido à pandemia chinesa em terras de Sua Majestade se ter agravado e todas as cautelas não serão demais. Enquanto assistia veio para junto de nós um amigo do meu genro, de Gijón – Astúrias e desde quase sempre radicado em Madrid, até à vinda para o para Londres. Na conversa confessou onde passava a quadra natalícia e foi perentório: - marcho a Madrid, claro, onde tengo mi família, más también a Gijon, ver mi otra familia! E continuou com uma grande interrogação sobre se um dia os seus filhos os irão visitar? Eu disse-lhe que o mais provável era que fossem, pois aprenderão com os pais quão importante é a família. Que os filhos costumam seguir os exemplos que recebem dos pais. E eu dei comigo a pensar no rifão familiar que os meus pais me repetiam vezes sem conta «filho és pai serás, assim como fizeres, assim acharás».

 NOTAS DE RODAPÉ (225)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Justificar o 25 de Abril