quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Ainda o 116º aniversário da CTMAD - Lisboa

Atribuição de Prémio Carreira a Jorge Lage
 

A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa comemorou o seu 116º aniversário no dia 23 de Setembro passado. Das distintas actividades que desenvolveu nesse dia, destacamos o Prémio Carreira que atribuiu a Jorge Lage, assim como a apresentação da Antologia «Quem me dera cá o tempo», por Jorge Golias, e pelo grupo da tertúlia da agremiação que musicou o poema que segue:

 

                “Menina se fores ao Souto”

 

Menina se fores ao souto

Diz-me que também irei.

Abaixo do Castanheiro

Tem o amor outra lei!

 

Floresce pelo monte, o alecrim,

Pelos montes o castanheiro,

Floresce dentro de mim

O encanto de amor primeiro.

 

Menina se fores ao souto,

Não leves pressa tamanha.

Leva-me também contigo

Gosto tanto da castanha!

 

Autor da Letra:   Aurélio Oliveira 30-11-2006, in Antologia da Castanha, Jorge Lage 2021.

Música adaptada de um fado de Coimbra, cujo Autor Barros Madeira 1962, compôs para uma cantiga de amor, medieval, intitulada “Senhora partem tão tristes”, poema da autoria de João Roiz de Castelo-Branco, poeta do séc. XV, publicada no Cancioneiro Geral de Garcia de Rezende. Adaptação por António João lima Rocha 23-9-2021.

 

Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa comemora o 116º aniversário

Teresa A. Ferreira

Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa comemorou mais um aniversário, o 116º, no dia 23-09-2021. Foi uma Festa cheia de vida, sentimento e calor humano entre transmontanos e outros que, ainda que não o sejam, se identificam com a Cultura e as Gentes desta Região. Começou com a apresentação da proposta de projeto da nova Sede da CTMAD pelo Arq. Carlos Ruivo, que oferece o projeto; entrega do Título de “Embaixadora da CTMAD 2021-2022” à pintora Graça Morais; Lídia Praça, entregou o Prémio Escudo de Prata UHE - Unión Hispanomundial de Escritores à Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, em reconhecimento pela sua ação de apoio à Promoção do Património Histórico e Cultural; entrega dos Prémios Literários Professor Doutor Adriano Moreira a Amadeu Ferreira, Nuno Nozelos, Cláudio Carneiro e Jorge Lage; breve apresentação da Antologia da Castanha por Jorge Golias; salpicos de Poesia pela Tertúlia Transmontana: Francisco Queiroz, Elsa Bidarra e Carlos Cordeiro; atuação do Grupo de Cavaquinhos do Rotary Club de Mafra; Atuação do Grupo Maranus; bolo de aniversário, espumante e convívio.

FONTE: https://www.diariodetrasosmontes.com/cronica/casa-de-tras-os-montes-e-alto-douro-de-lisboa-comemora-o-116o-aniversario

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

General Ramalho Eanes coloca dedo na ferida!

 Anteontem o General Ramalho Eanes, sobre o PCP disse isto: https://eco.sapo.pt/2024/04/26/eanes-afirma-que-pcp-se-preparava-para-estabelece...