quarta-feira, 13 de outubro de 2021

1º ENCONTRO CITAD - Apresentação das Atividades Científicas - Centro Universitário Lusíada - Norte (Porto)

 

1º ENCONTRO CITAD

Apresentação das Atividades Científicas

PROGRAMA DO ENCONTRO

Data de início: 22 de outubro, na Centro Universitário Lusíada – Norte (Porto).

As sessões irão ser realizadas às sextas-feiras, com início no dia 22 de outubro.

Duração de cada Sessão: das 14h30 às 17h00.

Organização da 1ª sessão:

·      Apresentação do CITAD pelo Coordenador;

·      Intervenção dos Grupos de Investigação (GI):

 - GI 1 Arquitetura e Urbanismo: PI Requalificação da paisagem humanizada, uma questão de escala e skyline [LLAB 21], investigador responsável Prof.ª Maria Fátima Silva.

- GI 2 Tecnologias da Arquitetura: PI Habitação Modular Evolutiva, investigador responsável Prof. Alberto Reaes Pinto.

- GI3 Teoria, História e Pensamento Interdisciplinar Contemporâneo: PI O Românico rural na bacia do Douro, investigador responsável Prof. Davide Miguel Malheiro.

- GI4 Inovação, Design e Cultura (I)Material: PI PictoPharma - Pharmaceutical Pictogram System ®, investigador responsável Prof.ª Benedita Camacho.

 

Duração de cada Intervenção: 20 minutos para apresentação do Projeto de Investigação, com 10 minutos de debate após cada apresentação.

Formato: As sessões serão presenciais, com transmissão online, da qual a gravação deverá ficar disponível para visualização nas páginas do CITAD e da Universidade Lusíada.

Público-alvo: Investigadores e Alunos.

Pretende-se disseminar as atividades científicas deste Centro de Investigação e promover a maior participação dos professores investigadores nas atividades do CITAD.

Introdução:

O CITAD, Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design, é composto por 4 Grupos de Investigação (GI): GI1 Arquitetura e Urbanismo; GI2 Tecnologias da Arquitetura; GI3 Teoria, História e Pensamento Interdisciplinar Contemporâneo; GI4 Inovação, Design e Cultura (I)Material.

Cada GI contém Linhas de Investigação (LI) segundo uma determinada temática, da qual fazem parte os respetivos Projetos de Investigação.

Os objetivos de Investigação são: desenvolver áreas de investigação que se integrem nas áreas científicas fundamentais do Território, Arquitetura e Design, trabalhando com diversos investigadores de várias origens e com várias entidades - universidades, autarquias, indústrias e empresas - pretendendo que os resultados alcançados sejam disseminados pela comunidade científica e possam ser úteis à sociedade.

O CITAD tem como estratégia a Arquitetura e o Design para o desenvolvimento e elegeu quatro temas:

• Regeneração urbana;

• Construção Sustentável / Eficiência Energética;

• Habitação e Reabilitação do ambiente construído;

• Design.

Objetivos específicos:

>        Aumentar a internacionalização, nomeadamente através da integração de investigadores estrangeiros de universidades internacionais e nacionais em projetos e publicações em revistas científicas de referência;

>        Promover a iniciação científica de jovens estudantes de mestrado e doutoramento;

>        Incentivar a interdisciplinaridade entre os diferentes Grupos de Investigação e fortalecer os Projetos de Investigação Fundamental e Aplicada, estabelecendo parcerias com outros Centros de Investigação de Universidades nacionais e estrangeiras. Esta estratégia promoverá o conhecimento científico e tecnológico e a sua transferência para a sociedade;

>        Desenvolver projetos em parceria financiados por entidades externas à FCT;

>        Reforçar a área de inovação e estratégia antecipando problemas futuros da nossa sociedade;

>        Aumentar a disseminação dos resultados da atividade científica no sentido de que eles possam ser úteis para a sociedade.


Sem comentários:

Enviar um comentário

V Congresso Transmontano e Alto - duriense

Atenção Transmontanos! Aproximam-se as datas do V Congresso Transmontano e Alto- duriense.