quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Vale de Panjshir, último reduto da resistência afegã aos terroristas talibã

                                                                                                   Comandante Massoud

“Pessoas de Panchir nunca se vão render”. Vale volta a ser bastião de resistência afegã

Nem os soviéticos, nem os talibãs conseguiram vergar o Vale Panchir. Momentos antes de Cabul cair para os fundamentalistas, altos funcionários e soldados do Governo afegão rumaram à região.

Os talibãs assumiram o controlo de quase todas as províncias do Afeganistão, mas esse domínio não inclui o vale Panchir, que parece, uma vez mais, estar a tornar-se o bastião de resistência. Também no passado esta região resistiu aos soviéticos e ao domínio dos fundamentalistas.

Assim que os insurgentes tomaram conta de Cabul, altos funcionários do Governo afegão enviaram helicópteros e veículos blindados para Panjshir antes que os equipamentos fossem apreendidos pelos talibãs. Segundo Hayat, no vale Panchir encontram-se também o ministro da Defesa e alguns soldados do exército afegão, que preparam aquela que pode ser a última resistência da região.

Junto de Amrullah Saleh está Ahmad Massoud, filho do comandante Ahmed Shah Massoud, um dos principais chefes militares e políticos do Afeganistão e um forte adversário do regime talibã. 


FONTES: https://onovo.pt/internacional/pessoas-de-panchir-nunca-se-vao-render-vale-volta-a-ser-bastiao-de-resistencia-afega-CG1855150


https://www.jn.pt/mundo/filho-de-heroi-afegao-pede-armas-aos-eua-para-resistir-aos-talibas-14045641.html


    Vale de Panjshir

Sem comentários:

Enviar um comentário

Momento em que três reféns israelitas são entregues pelos TERRORISTAS do HAMAS à Cruz Vermelha Internacional

As reféns que foram libertadas hoje. Vivas. – Romi Gonem, feita refém no festival Nova – Emily Damari, inglesa- israelita raptada da sua cas...