terça-feira, 15 de junho de 2021

Palácio Chiado

VIRGILIO  GOMES
 


Um renovado espaço que vale a pena conhecer:

Palácio Chiado




O Palácio Chiado não é um restaurante, mas um grupo de restaurantes instalados no mesmo palácio. Logo após a sua abertura fiz uma visita muito curioso mais pelo local do que pela gastronomia.

No seu Site encontramos uma evolução histórica sobre o edifício e sua ocupação, que poderão ler. Resumidamente sabemos que o palácio primitivo foi erguido em 1781. Mais tarde, e depois de adquirir os terrenos envolventes, o 2º Barão de Quintela introduz grandes obras e o edifício toma a dimensão atual e com grandes detalhes decorativos em todas as salas.

A 11 de Dezembro de 1801, nasce, no Palácio da Rua do Alecrim, o futuro 2º Barão de Quintela. Durante as Invasões Francesa o General Junot, 1807, requisita este palácio para sua residência por lhe terem informado que era o mais luxuoso de Lisboa. Depois o palácio entra novamente em fase de obras e melhoramentos. D. Miguel pune com afastamento o seu proprietário e no seu palácio é hasteada a bandeira inglesa para impedir a entrada de miguelistas. O Barão apoia D. Pedro IV na conquista do poder e instalação no trono de D. Maria I que lhe concede o título de 1º Conde do Farrobo. A pós a falência do seu proprietário esteve instalado no palácio o Grémio Literário nos aos 1873/74, seguido de outros inquilinos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Guimarães vai assinalar os 900 anos da Investidura de D. Afonso Henriques como Cavaleiro

Primeira ação preparativa realiza-se já em maio, em Zamora. Em junho, uma delegação espanhola retribui visita a Guimarães. Efeméride ocorr...