quarta-feira, 7 de abril de 2021

O 25 de Abril. Onde e como eu o Vivi e os autores da tragédia (3)

 

 

Reflexões JBM_ABRIL_2021

J. Barreiros Martins Prof. Cat. Emérito Jubilado da Univ do Minho

 

Passemos agora a outro grande Empresário: José Manuel Espírito Santo Silva. Esteve em Caxias preso pelos revolucionários. Regressa a Portugal num vôo histórico  Paris Lisboa. Curiosamente nesse vôo viajou também Álvaro Cunhal.

A família Espirito Santo era um “Clã” com uns 35 membros com vários ramos. Sempre com chefes banqueiros.

José Maria do Espírito Santo Silva , nascido em Lisboa em 1850, aos 19 anos iniciou-se no exercício, por conta própria, de compra e venda de lotarias, a par da transacção de títulos de crédito nacionais e internacionais, na sua “Caza de Câmbio” . Desde essa data até 1920, sucedeu-se a fundação de várias casas bancárias, entre elas a J. M. Espírito Santo Silva (1911) e J. M. Espírito Santo Silva & C.ª (1911-1915). Após a morte de José Maria do Espírito Santo Silva a 23 de dezembro de 1916, estas casas foram dissolvidas e os seus herdeiros fundaram a Casa Bancária Espírito Santo Silva & C.ª, gerida pelo filho José Ribeiro do Espírito Santo Silva que, a 9 de Abril de 1920, transforma a Casa Bancária em Banco. Por aqui já se vê que José Maria do Espírito Santo Silva foi patriarca da única dinastia de banqueiros portugueses”. Na década de 20, período de convulsões políticas, económicas e sociais, que conduzziram alguns bancos à falência, o BES reforça a sua posição no contexto da banca nacional, e em 1926 integra o grupo das cinco maiores instituições bancárias privadas. Em 1932, com o novo modelo de gestão implementado por Ricardo Ribeiro do Espírito Santo Silva, eleito nesse mesmo ano para a Presidência do Conselho de Administração, inicia-se uma fase de consolidação e expansão da empresa que, em 1936, se assume na liderança da banca privada nacional. Em 1937 o BES funde-se com o Banco Comercial de Lisboa (instituição criada em 1875), dando origem ao Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa (BESCL).

Devo aqui dizer que, sendo eu, com 15 anos, contabilista da empresa Sociedade Mercantil de Leiria Lda, recomendei ao sócio principal, a abertura de uma conta da firma no BESCL, porque a que exisitia (e existiu) no BNU (Banco Nacional Ultramarino) cobrava despesas bancária muito mais caras. 

Em 1955 Manuel Ribeiro do Espírito Santo Silva, por falecimento do irmão, Ricardo do Espírito Santo, ocorrido a 2 de fevereiro desse ano, assume o lugar de Presidente do Conselho de Administração. O BESCL Teve na década de 1950 um empenho activo na internacionalização da economia portuguesa, e acompanhou essa expansão com uma política de de continuidade na abertura de agências: de 47 em 1960 para 82 em 1966.

Até meados de 1970 o BESCL reforçou as participações na área internacional com aquisições, parcerias e criação de bancos em países como os EUA,  Angola, Reino Unido, entre outros. Em 1972 foi co-fundador do Libra Bank e no ano seguinte, associado ao First National City Bank of New York funda, em Luanda, o Banco Inter Unido.  

Em 1972, Ricardo do Espírito Santo Silva Salgado entra no Banco Espírito Santo & Comercial de Lisboa, assume a direcção do gabinete de estudos económicos e posteriormente a direcção de crédito, onde fica até 1975, altura em que o banco foi nacionalizado.

Em 1973 Manuel Ricardo Espírito Santo Silva ascende ao cargo de Presidente do Conselho de Administração. Por essa data dizia-se de Ricardo Ribeiro do Espírito Santo Silva o (DDT) DONO DISTO TUDO. Note-se que DDT era também o nome de um produto químico que na agricultura matava toda a bicharada.

Contudo a 14 de Março de 1975, em virtude do Decreto-Lei Nº 132-A, são nacionalizadas todas as instituições de crédito com sede no território português. Impedido de desenvolver a sua actividade em Portugal, o Grupo Espírito Santo (GES) tratou de refazer os seus interesses no exterior em países como o Brasil, Suíça, França e EUA. Ponto alto de desenvolvimento foi em 1975 a criação de uma holding sediada no Luxemburgo, sociedade que em 1984 deu origem ao Espírito Santo Financial Group (ESFG). Neste refazer de Negócios participa Ricardo do Espírito Santo Silva Salgado.

Em 1991, após a reprivatização, Ricardo Salgado assume a presidência executiva do Banco Espírito Santo e dá início a um percurso que conduziu a um aumento de quota de mercado de 8% para 20% e à internacionalização  do BES. Em 2002 foi nomeado para o Supervisory Board da Euronext NV (Amesterdão) e em 2006 participou na fusão da Euronext com o New York Stock Exchange (NYSE), tendo feito parte do seu Conselho como membro não Executivo até 2011. Foi Administrador não Executivo do Banco Bradesco (Brasil) de 2003 a 2012.

Foi presidente da comissão executiva e vice-presidente do Conselho de Administração do Banco Espírito Santo. Foi também membro do conselho superior do Grupo Espírito Santo. Acumulou essas funções com as de presidente do Conselho de Administração do Espírito Santo Financial Group sedeada no Luxemburgo) e do Banco Espírito Santo de Investimento (BESI). Foi ainda administrador do Espírito Santo Bank of Florida (EUA), da E.S. International Holding (Luxemburgo), da Espírito Santo Resources (Bahamas), do Banque Privée Espírito Santo (Suiça) e do Banque Espírito Santo et de la Vénétie (França). Foi mentor da internacionalização do BES apostando no triângulo estratégico África, Brasil e Espanha. A área internacional  chegou a pesar metade dos lucros do banco. Em 2012 o banco liderado por Ricardo Salgado foi o único dos três maiores bancos privados portugueses a aumentar capital recorrendo apenas aos accionistas e ao mercado de capitais, sem recorrer ao dinheiro dos contribuintes.   Em Janeiro de 2013BES foi o único banco português a gerir a operação que marca o regresso de Portugal aos mercados desde que o país foi alvo de intervenção da troika.

Em Junho de 2014, o banco liderado por Salgado levou a cabo uma operação de aumento de capital, considerada pelo banqueiro como a de maior sucesso desde a privatização em 1992. O aumento de capital do BES foi totalmente subscrito, tendo a procura superado 178% da oferta disponível.

No entanto, no mês seguinte Salgado foi afastado da liderança do Banco e substituído por Vitor Bento devido à revelação de prejuízos e irregularidades de contas, mais tarde confirmados como consequências de "gestão ruinosa" praticada por Salgado.

(Continua)

1 comentário:

  1. Grande "TRATADO"! Grande lição de Histórias para a nossa juventude. Relato muito atento e completo.
    Obrigado por nos trazer...

    ResponderEliminar

Reparação para o Estado Português

O Estado português vai ter que ser reparado por ter deixado nas ex colónias património a rodos, desbaratado pela elite politica corrupta que...