segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

João Cargaleiro

 

COSTA  PEREIRA
Que não é condição honrosa ser fiel no pouco, pois quem no pouco é fiel também no muito o é. Estou-me a lembrar duma viagem que fiz à Foz do Cobrão, Vila Velha do Ródão, na Companhia do pai do recentemente falecido escultor João Cargaleiro. O Sr. Manuel Cargaleiro, dali natural. Fomos dormir a Sobral Fernando que já pertence a Sobreira Formosa, outro concelho de Castelo Branco.

Fui com ele ofertar um quadro a D. Agostinho de Moura, então bispo de Portalegre e natural de Vila Real e que foi Bispo da diocese logo após o ter sido o bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, o célebre Bispo do Porto, que Salazar expulsou do País e Marcelo Caetano fez regressar de novo à sua diocese.  Depois e antes fomos também a Vila Velha do Ródão fazer entrega doutra camada de quadros à Camara Municipal de Vila Velha, onde nos foi servido um lanche, mas nada como em Portalegre, onde D. Agostinho de Moura nos presenteou com um lauto almoço. Fomos recebidos à trasmontana!  


Sem comentários:

Enviar um comentário

A pastorícia em Portugal...

  Vista geral de IA A pastorícia em Portugal é uma atividade ancestral e extensiva, fundamental para a economia local e gestão do territ...

Os mais lidos