segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Uma das primeiras moedas mundiais, foi cunhada pelos portugueses no tempo de Dom Manuel I

 

O colaborador assíduo deste blogue, Jorge Lage, enviou-nos o que segue:

Eu não sabia desta nossa moeda forte em todo o mundo, o Cruzado (10 Cruzados), e ao consultar o Facebook do tenente-Coronel, Pinto da Costa, amigo meu, de Vieira do Minho, vejo lá este apontamento, onde podemos ver o que éramos e o que somos: «Os pobres dos Pobres da Europa» com um séquito governamental a fazer vida de ricos.

Eu não sabia!

Quando éramos os líderes do mundo!

Um pequeno contributo para aumentar a cultura geral do 'pagode':

 

Um interessante pormenor da história de Portugal é ter originado a primeira moeda mundial, o que quase todos na Europa e no Mundo desconhecem.

O português de ouro, do Rei D. Manuel I de Portugal, foi a primeira moeda aceite em todos os continentes.

Na época, era a maior moeda já criada por um reino europeu, e também a mais pesada: 35,5 gramas de ouro. Foi a primeira a ser utilizada, valorizada, segura e confiável nos quatro cantos do mundo: Europa, África, Ásia e Américas.

Esta 1ª Moeda Global foi mandada cunhar pelo Rei D. Manuel I no século XVI, funcionava como o dólar de hoje, sendo aceite como unidade de valor uniforme em todos os continentes, e apreciada e respeitada por todos os países da Europa!

A moeda foi cunhada em Lisboa, Porto, Goa, Malaca e Coxim e ainda em metade da América do Sul, numa parte da América do Norte, em quase toda a África, Índia, etc… e em todo o império global português da época, em todos os continentes. Os Portugueses além de terem o maior império global da época, também dominavam a economia mundial, com a implementação da sua moeda por todo o mundo.

Foi aceite em todos os lugares como meio de pagamento. Muito depois de ter deixado de ser cunhada em Portugal, o seu prestígio era tal que, entre 1570 e 1640, várias cidades europeias, incluindo as da Liga Hanseática, cunharam uma moeda de ouro de 10 cruzados, como a portuguesa, com a cruz de Cristo no anverso, dando origem ao famoso Portugalöser, que por vezes apresentava a legenda: “Ad valorem Emanvel reg Portugal”.

Destas novas moedas de ouro, ostentando a cruz da Ordem de Cristo e cunhadas "pelo justo peso e pela liga da moeda portuguesa", nasceu uma nova denominação monetária internacional, os "portugalosers" ou "portugaloids", que ainda recordam hoje o nome de Portugal e das conquistas dos portugueses.»

Abraço,

Jorge Lage.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As escolhas...

 

Os mais lidos