“O Holodomor é Intencionalmente Esquecido”_ Entrevista à Aluna que fez oTrabalho sobre Genocídio Ucraniano
No 87º aniversário do Holodomor, neste quarto Sábado do mês de Novembro, comemora-se na Ucrânia e noutras nações o Dia da Memória do Holodomor. O genocídio ocorreu em 1932 e 1933, e foi provocado intencionalmente pela União Soviética. Historiadores apresentam números distintos, mas as vítimas terão sido entre os dois e os dez milhões.
O Parlamento Português reconhece o genocídio desde Março de 2017, apesar dos votos contra do Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português, Partido Ecologista “Os Verdes”, e a abstenção do Partido Socialista.
![]() |
| https://tempocaminhado.blogspot.com/2020/12/holodomor-canibalismo-e-comunismo-aline.html |
Neste Dia da Memória do Holodomor, o Notícias Viriato publica a entrevista com a aluna Catarina Lopes.
Catarina Rosa Lopes, de 18 anos, realizou um trabalho, um dos únicos feitos por alunos no ensino secundário, sobre o “Holocausto Ucraniano” com o reconhecimento da Embaixada da Ucrânia em Portugal.
![]() |
| https://tempocaminhado.blogspot. com/search?q= holodomor+ucr%C3%A2nia |
Catarina, “chocada” com o facto do Holodomor não pertencer ao programa escolar, dedicou-se a fazer o trabalho, não obstante de pressões que sofreu de professores e encarregados de educação, e apresentou-o à comunidade escolar e à Embaixadora da Ucrânia em Novembro de 2019.
“Fiquei chocada pelo facto de este acontecimento estar praticamente ausente dos programas de História (…) alguns professores de História não acreditam na existência do Holodomor e tentaram mesmo passar essa ideia aos alunos aquando deste evento. Temos assim, um negacionismo histórico em tudo semelhante ao que alguns grupos de pró-nazis têm em relação ao Holocausto. Tenho muitas dúvidas que este tema seja sequer abordado na esmagadora maioria das escolas portuguesas.”



Sem comentários:
Enviar um comentário