![]() |
| Virgilio Gomes |
É inquestionável o papel do pão na nossa alimentação, por isso o considerar como um elemento estruturante. O pão é dos produtos elementares mais polivalente em utilização culinária podendo estar presente em todos os momentos de uma refeição por mais completa ou complexa que seja.
Se ultimamente fomos cercados por soluções de pão, ou quase pão, também é gratificante assistir à renovação com as novas padarias e muitas delas com o reflexo de um retorno a outras farinhas e métodos tradicionais. O pão é, para mim, a maior invenção culinária da humanidade. Tão simples que parece, apenas quatro ingredientes básicos: água, farinha, sal e fermento. Depois uma grande variedade de farinhas e a adição de muitos outros produtos.
Criou-se, recentemente, uma moda de fazer pão em casa. Que não será só por questões económicas, mas também por terapia ocupacional. O que é bom pois leva para a cozinha, atrás das receitas de pão, a preparação de pratos de refeições, o que ajudou muito durante estes períodos de confinamento.

Sem comentários:
Enviar um comentário