Facebook
em apuros: Boicotes em publicidade custam milhões e vêm aí mudanças
Segunda-feira,
29 Junho 2020
Por
João Tomé
Facebook
perde 60 mil milhões de dólares em valor de mercado em apenas dois dias com
boicote de 160 empresas em publicidade na plataforma. Zuckerberg reage com
algumas medidas.
Nos
últimos anos “o Facebook tem pedido regulação, mas tem-se esforçado mais ainda
para nunca perder o controlo daquilo que é a sua galinha dos ovos de ouro, as
receitas publicitárias”. Isso mesmo disse-nos numa entrevista (publicaremos em
breve) durante a conferência Collision from Home o investigador do Pew Research
Institute, Lee Rainie, que admite que a empresa de Mark Zuckerberg só é mais
reativa quando há hipótese das suas receitas publicitárias serem afetadas: “é
mesmo atingir o Facebook onde lhe dói”.
Desde
o final da semana passada que várias empresas começaram a boicotar e suspender,
umas atrás das outras, o valor que gastam diariamente em publicidade no
Facebook e este fim de semana foram mais algumas. Coca-Cola, Starbucks, Verizon
e Unilever juntaram forças para iniciar um boicote, alguns prometem para já um
mês de suspensão, outros vão até seis meses.
Tudo
porque dizem que a empresa não faz o suficiente para remover o discurso de ódio
ou informação falsa da plataforma. Uma reportagem recente indica mesmo que um
estudo interno do Facebook terá indicado que o algoritmo que destaca ou
despromove um conteúdo dá primazia a conteúdos que causam divisão, por serem
esses que provocam mais interação e, ajudam, assim, nos anúncios publicitários.
Há
quem prefira apenas suspender a publicidade, outros juntam-se mesmo
oficialmente ao boicote que faz parte da campanha Stop Hate for Profit (Parem o
ódio pelo lucro) e que, com as manifestações do movimento Black Lives Matter e
com o aproximar das eleições presidenciais nos EUA – em novembro – ganham nova
tração.
Mais
de 160 empresas anunciaram esta suspensão de anúncios para atingir o Facebook
na sua principal fonte de receita (mais de 98%), para que passe à ação com
medidas concretas – o ano passado o Facebook reuniu mais de 106 mil milhões de
dólares em receitas com publicidade e, em conjunto com a Google, dominar cerca
de 86% do mercado publicitário online mundial.
Daí
que só na sexta-feira o Facebook perdeu 56 mil milhões de dólares (49,7 mil
milhões de dólares) em valor de mercado, uma queda de 8,3% nas ações, algo que
continua na manhã desta segunda-feira no Nasdaq, com 3% de queda e o valor de
perdas a crescer para mais de 60 mil milhões de perdas em apenas dois dias.
Zuckerberg
também caiu assim na lista do top 3 dos mais ricos do mundo, de acordo com o
índice da Bloomberg, com a sua fortuna a perder 7,3 mil milhões de dólares e a
atira-lo para 4º lugar dos mais ricos, agora atrás de Bernard Arnault, o
responsável da Louis Vuitton – à frente estão Jeff Bezos e Bill Gates.
Nota de Tempocaminhado:
Deus é grande e não dorme. Estes tipos bloqueiam gente
séria e responsável e não removem o discurso de ódio e por aí adiante.
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