quinta-feira, 7 de maio de 2020

Os verdadeiros ermitães


Por Costa Pereira
Portugal, minha terra   
   
Ontem, dia 5, através do site da Diocese de Vila Real fiz uma visita virtual á minha terra, Vilar de Ferreiros, concelho de Mondim de Basto. E entrei na sua ermida ou santuário de NS da Graça. Fiquei encantado por ver o seu pároco, Sr. Padre João Paulo, ali de corpo e alma a recitar o terço dos Mistérios Dolorosos, acompanhado pelo arcipreste, e Pároco de Ribeira de Pena, Sr. Padre Carlos Manuel Ferreira Rodrigues. Os meus parabéns a todos, mas em especial ao Sr. Bispo de Vila Real que mostra, como eu sempre supos, ter espirito MARIANO e agora o confirmou. Um bem-haja.
Mas vamos ao que sucedeu, a sugestão partiu do prelado, D. António Augusto de Oliveira Azevedo. Que de pronto todo o arciprestado acatou a proposta, razão pela qual ali pontificou o Sr. Arcipreste. Fiquei satisfeito ao ver pela primeira vez a iluminação pública que dá aquele espaço sagrado muita alegria e expansão. Como tristeza fiquei por não ver as portas escancaradas e os quartos de banho abertos e zelados como lugar exige. Todavia lá chegará também esse dia, assim penso eu. Dar tempo ao tempo é o remedio que temos.  
Com a casa de Vilar de Ferreiros vazia o Sr. Padre João Paulo serve-se mais daqueles com quem convive mais de perto, e razão tem, uma vez que os meus conterrâneos não sabem aproveitar as boas ocasiões e resultado dá nisto… Escolhe quem quer e faz muito bem, estou com ele.
Por muito que se queira hoje não é fácil manter um restaurante aberto sem que se façam concessões, e neste lugar isolado só se administrado por conta da Irmandade o que me parece não poder acontecer. Já que nenhum dos membros está em condições de o querer fazer.
E ermitães, como no tempo do ti Boaventura, já não há. Foi o último dos verdadeiros ermitães que muito bem conheci.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nova Tertúlia de Mentirosos

  SINOPSE   BERTRAND As melhores histórias do mundo são anónimas. São contos, são filosóficos e vêm do mundo inteiro. São zen ou sufi, chi...