sexta-feira, 17 de abril de 2020

CTMAD - Acções de ajuda ao Covid 19

Acções da CTMAD


Estimada/o Consócia/o
A Direção da CTMAD deseja, antes de mais, e dentro do possível, que estejam todos bem de saúde!
Já passaram semanas desde o início da chegada do CoronaVírus ou Covid 19 a Portugal.
Entre os sócios da CTMAD, era de todo importante saber quem mais precisa de ajuda, neste momento?
Os sócios com mais de 65 anos que vivem sozinhos ou apenas com o respectivo cônjuge!



Como ajudá-los?


Podem existir três atitudes distintas ou em coexistência:


1. A primeira atitude e indispensável: é questionar quem tem necessidades prementes de ajuda - tipo alimentos e/ou medicamentos?
2. A segunda atitude depende muito das respostas de aceitação de ajuda:
a) Entre os sócios, ainda em vida laboral activa, que possam fazer parte de uma Bolsa de Voluntariado, a criar pela CTMAD, em cada concelho da área metropolitana de Lisboa, que possam em função dos seus locais de residência ou na área laboral de cada um, prestar auxílio a outros sócios a ajudar nos ou dos locais de residência e de trabalho do sócio em actividade laboral.
b) Nós (Direcção) providenciamos a lista dos géneros/medicamentos a adquirir e fornecemo-la ao sócio a trabalhar e cujas localizações e/ou trajectos não sejam muito distantes ou provoquem desvios grandes, respectivamente. O sócio voluntário vai comprar e levar ao outro que pagará de imediato mal receba os bens/medicamentos solicitados;
3- A terceira atitude, em função da pesquisa de necessidades referida na primeira, será diligenciarmos junto da respetiva Junta de Freguesia, a que pertence o sócio a necessitar de ajuda, no sentido de efectuar esse serviço.
Na realidade, este é o momento em que devemos colocar em prática o tal sentido de ajuda, de solidariedade tão peculiar de quem nas nossas terras nasceu ou de quem os seus ascendentes nasceram.
Infelizmente, e por este andar, agora ainda só estamos a falar de alimentos e medicamentos para os mais idosos (a partir dos 65 anos, segundo o critério seguido pelas autarquias).
Mas, esperaremos bem que não, aproximam-se meses em que alguns sócios, independentemente da idade, poderão sofrer, infelizmente, também dificuldades financeiras.
Neste caso não nos cabe ajudar, por muito que nos custe, porque não temos condições financeiras para a sua concretização.
Mas temos a obrigação de agilizar pistas e circuitos para que as vias oficiais possam funcionar o mais rapidamente possível.
Por outro lado, e continuando, o mesmo raciocínio: as tardes parecem demasiado longas para alguns, sobretudo as de Sábado e de Domingo.
Pois bem, a Direção da CTMAD vai proporcionar a quem tem computador em casa, uma tarde diferente, uma tarde em que vamos estar a contar histórias à volta do escano mas... com cada um, em sua casa!
Disponibilizamo-nos, desde já, para animar essas tarde de sábado e domingo, através da Internet, via sistema Zoom.

VAMOS CONTAR HISTÓRIAS DA NOSSA INFÂNCIA, À VOLTA DO ESCANO!

Esta quarta atitude da Direção da CTMAD terá como objectivo animar, motivar, alegrar!
Teremos música, poesia e sobretudo vamos proporcionar o visionamento entre todos, bem como, dar a palavra para que cada dos participantes conte uma história da sua infância como meio de agarrar a memória da nossa matriz, e manter a chama do ambiente familiar, embora pelo meio virtual!
Antes de terminarmos esta mensagem de apoio e solidariedade, solicitamos deste já aos sócios, ainda em vida ativa e que se sintam capazes, quem se pretende inscrever nesta Bolsa de Ajuda da CTMAD?
Por outro lado, informarmos que, a partir de hoje, a Direção está pronta para receber pedidos de ajuda para a compra de bens de primeira necessidade ou medicamentos na área metropolitana de Lisboa! os membros da Direção, dentro das suas possibilidades, e enquanto não houver mais voluntários, vai tentar dar resposta às solicitações que forem feitas!
Contactos via e.mail: geral@ctmad.pt
Telefones: 217 939 311
Sempre à vossa disposição.
Saudações transmontanas,

Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tel: 217939311 Tlm: 916824293
Campo Pequeno, 50 - 3º Esq.
1000-081 Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Debate do Dia Municipal da Igualdade: Desafios das migrações em Bragança

  Enviamos, em anexo, o cartaz do Debate do Dia Municipal da Igualdade, a realizar-se no CNIJ no dia 24 outubro. Muito gostaríamos de cont...