domingo, 2 de fevereiro de 2020

Os cleptocratas do mundo


Os cleptocratas do mundo, seguem o mesmo esquema para proteger o produto do roubo – os túneis obscuros das empresas fantasma (offshore). Um sistema corrupto e complexo, organizado por contabilistas e advogados corruptos, inacessível ao cidadão comum. Descobrir estes esquemas é de uma dificuldade tremenda. Mas não é coisa que se não consiga eliminar. Basta que haja vontade política e políticos sérios. Porque, ma verdade, estes sistemas cleptocratas mafiosos e obscuros que poucos conhecem , está eficazmente e nas calmas a empobrecer milhões, a enfraquecer a democracia e a ajudar ditadores e corruptos a pilharem os seus países. Um caso recente é o do ex presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych que antes da revolução de 2014 espoliou o povo ucraniano, com um sistema corrupto de governo, levando o país á falência. E toda a gente sabia. Mas Viktor Yanukovych fez as suas transações mafiosas no Ocidente, na Inglaterra, com a ajuda de Manafort, um advogado ocidental metido nestes esquemas, e com os bancos ocidentais a permitirem o depósito pilhado.
Em Londres, na Eaton Square, segundo os dados de Oliver Bullough, existem 86 propriedades detidas através de estruturas anónimas que impedem qualquer pessoa, incluindo as autoridades tributárias, de descobrir quem é o verdadeiro proprietário.  Porque estão registadas, não em Inglaterra, mas nas Caraíbas, nas Ilhas Virgens Britânicas, Guernsey, Jersey, Panamá, Liechtenstein, ilha de Man, Delaware, Ilhas caimão, Libéria, Seychelles, Mauricias, são Vicente e Granadinas e Gibraltar. Em Inglaterra e no País de Gales existem mais de 100 mil propriedades registadas fora, nestes paraísos fiscais. Porquê? Porque são produto de gatunagem!
José Sócrates, em Portugal, pertenceu a este esquema, mas ainda tem um punhado de acólitos que dizem o contrário. A dona Isabel dos Santos também. São bem conhecidos agora os registos de algumas empresas fantasmas nesses paraísos fiscais da agora cidadã Russa!
Ontem foi notícia que a senhora que se pavoneia no Ocidente enquanto o POVO ANGOLANO sofre miséria, como no bairro da Sambatinha mudado de estratégia e negoceia devolução de dinheiro a Angola. Citado pelo Expresso, o procurador-geral angolano, Hélder Pitta Gróz, considera que os contactos feitos pelos advogados de Isabel dos Santos são “um sinal ainda ténue”.
A tentativa de negociar a devolução é já reconhecer que o dinheiro foi indevido. Mas é melhor assim do que ter um mandato internacional de captura à perna, porque em cada euro roubado, apenas devolverá alguns cêntimos: 193 milhões de euros relacionados com a sua entrada na Galp, mais 146 milhões de dólares de um negócio que envolveu uma empresa de diamantes e ainda 38 milhões de dólares retirados de uma conta da Sonangol já depois de ter sido exonerada da presidência da empresa.

E sobre a realidade angolana, palavras para quê?

A 26 de Novembro (2019) publicou-se neste espaço um vídeo (de 2016) sobre a situação dramática de Angola – um país rico com 20 milhões de pobres, onde meia dúzia de corruptos “vive á grande e á francesa”. A lista pode ser consultada aqui. Basta ovservar alguns vídeos para perceber a miséria em que vive a população angolana. Que tal este sobre o bairro do Bita (2016)?  E que tal este da Samba, a que chamam vala do lixo (2017) difundido pelo blogue Maka Angola, ou este da Terra Nova (2013), ou o do Cazenga (2013).
O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ), que integra vários órgãos de comunicação social, entre os quais o Expresso e a SIC, analisou, ao longo de vários meses, 356 gigabytes de dados relativos aos negócios de Isabel dos Santos entre 1980 e 2018, que ajudam a reconstruir o caminho que levou esta senhora, filha do ex-Presidente angolano (José Eduardo dos Santos) a tornar-se a mulher mais rica de África.

Image result for Samba, a vala do lixo, angola"

Enquanto uns roubam, outros vivem assim ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Jornais de Viseu destacam Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro

  https://www.jornaldocentro.pt/lamego-recebe-encerramento-do-congresso-de-tras-os-montes-e-alto-douro/ https://www.noticiasdeviseu.com/v-co...