Jorge Lage
É com tripla satisfação que vos informo que a árvore do ano, em Portugal, é «O Castanheiro de Vales».
Primeiro, porque este imponente castanheiro foi descoberto por mim, depois de o amigo, Fernando Marques, me lançar o desafio para o visitar. Imediatamente me apercebi da sua importância e propus a classificação ao então Presidente da Junta de Freguesia de Trêsminas (a que pertencem os Vales). Mas, o rendeiro que explorava a terra e «os frutos dos frutos» era avesso. O Fernando Marques avançou ele próprio para a compra da propriedade.
Em contacto com o Eng. Andrada da então DGF inicia-se o processo de «Classificação do Castanheiro de Vales de interesse Público», concluído com sucesso pelo «Aviso n.º 6, de 07-03-2008».
Segundo, ver o «Castanheiro de Vales» vencedor de «árvore do ano em Portugal», em 2020.
Terceiro, ser convidado para apresentar uma comunicação na entrega do prémio de «Árvore do Ano em Portugal». A cerimónia vai decorrer em Vales, freguesia de Tresminas, concelho de Vila Pouca de Aguiar, em 14-02-2020.
Peço a todos os amigos/as que vamos precisar de todos vós (e dos vossos amigos/contactos) para fazermos do «Castanheiro de Vales» a «árvore do ano da Europa». Estejam atentos.
Parabéns à família Marques (Fernando, Fernanda e Duarte) por serem a chave deste sucesso, a «árvore do pão das gentes da erra».
Jorge Lage
Sem comentários:
Enviar um comentário