Virgílio Nogueiro Gomes |
Autor: João Bernardo Galvão-Telles
Editor: LMT Consultores em História e Património
ISBN: 978-989-98068-5-6
Foi uma surpresa o aparecimento deste livro um ano depois do encerramento desta emblemática pastelaria em Lisboa. Felizmente há, agora, o registo de mais um estabelecimento que desaparece. Nesta área conhecemos bem a obra “Lisboa Desaparecida”, de Marina Tavares Dias, que nos ajuda a entender a cidade e a evolução de locais de alimentação e bebidas e que muitos fizeram história.
Trata-se de um livro documental que nos conta a história desta pastelaria desde a sua fundação, 1922, até ao seu encerramento em 2018. Tem abordagem a todas as fases de remodelação ou alteração patrimonial. Importante é situar esta unidade no conjunto do Rossio e identificar os vários períodos porque passou, não faltando a influência política de cada uma das época da sua existência. Todo o percurso é bem documentado fotograficamente, e o desenho gráfico de todo o livro é tranquilo, mas atraente. Outros documentos são apresentados para nos ajudar a entender a história desta casa. Seguramente que os últimos proprietários terão colaborado para a apresentação de forma detalhada do que foi a vida do estabelecimento.
Desculpe-me o autor, mas é vício da minha escrita, deveria o capítulo dos doces e outros alimentos ser mais longo. Gostaria de ver também a evolução dos produtos de “fabrico próprio”, no conjunto a evolução do serviço de alimentação enquanto restaurante, também, e os produtos alimentares da loja. Salva-se a apresentação da lista de Combinados, Sandes Quentes e Sandes Frias; ainda uma referência a ter ganho a Prova do Melhor Pastel de Nata de Lisboa, em 2010.
Conheci, enquanto cliente, a Suíça nos anos 70, e a partir do final dos anos 90 até ao encerramento era seu cliente habitual. Era um local de conforto que tinha na Baixa. Recordo bem a intervenção do Senhor Fausto Roxo e sua filha Lina e que me dispensavam algum do seu tempo para conversarmos. Fiquei com saudades!
Um livro muito interessante para melhor entender o que foi a Lisboa de restaurantes, pastelarias e cafés.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Vende-se na:
TL 213 424 442
Sem comentários:
Enviar um comentário