sábado, 20 de julho de 2019

Meio século depois de o Homem ter pisado solo lunar!


A 20 de julho de 1969 o mundo parou à frente da televisão. O primeiro ser humano pisava a Lua e podia ser visto na Terra em direto. Mais de 600 milhões de terráqueos assistiram ao "pequeno passo para o Homem, um salto gigante para a Humanidade".
"LIFT OFF". CABO KENNEDY, QUARTA-FEIRA 16 DE JULHO DE 1969
A missão Apollo 11 está a caminho da Lua levando o comandante da missão Neil Armstrong, o piloto do módulo principal Michael Collins e o piloto do módulo lunar Edwin "Buzz" Aldrin.
Os quatro primeiros dias da viagem da Apollo 11 correm tal como em todas as simulações, mas a 20 minutos da alunagem, surgem problemas.
Primeiro, há uma falha nas comunicações rádio com a sala de controlo em Houston; depois, em plena descida, soam alarmes no interior do módulo lunar, o LM Eagle, pilotado por "Buzz" Aldrin e com o comandade Neil Armstrong.
Duas horas antes, o LM Eagle tinha-se desprendido do veículo principal, onde permanece o terceiro elemento da tripulação, Michael Collins, à espera do regresso dos outros dois astronautas.
Segundo Houston, o computador de bordo estava "assoberbado", mas todos os sistemas funcionavam pelo que os alarmes eram para ignorar e continuar a descida.
Alguma apreensão dentro do módulo, Aldrin e Armstrong prosseguem a descida a uma velocidade elevada, passam o local previsto para a alunagem. Pela vigia escolhem um novo local, mas "é muito rochoso".
"600 pés... 300 pés...", vai lendo Aldrin.
"Será logo depois desta cratera", diz Armstrong que, concentrado na difícil missão de se desviar de crateras e pedregulhos, nada mais diz.
O nível do combustível está a descer, Houston está atento. "30 segundos...".
"Luz de contacto", informa Aldrin. O motor desliga-se.
"HOUSTON, AQUI A BASE DA TRANQUILIDADE. A ÁGUIA POUSOU"
Anuncia Neil Armstrong pouco depois da alunagem.
https://sicnoticias.pt/especiais/50-anos-da-ch
egada-do-homem-a-lua/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esplendores - Almirante Gama...