«Queria ser no mundo, como em letra redonda o declarei, um homem, um artista e um revolucionário», declarou Miguel Torga ao receber o Prémio Camões, em 1989. O pseudónimo literário de Adolfo Coelho Rocha foi o autor escolhido para receber o mais importante prémio da Língua Portuguesa na sua primeira edição.
Assinalam-se em 2019 os trinta anos sobre a primeira atribuição do Prémio Camões, o mais importante galardão da Literatura em Língua portuguesa. O primeiro autor a ser consagrado com tamanha distinção foi Miguel Torga, razão mais que evidente para celebrarmos e recordamos a data, enaltecendo ao mesmo tempo o mais importantes escritor transmontano. No dia 2 de Abril, pelas 21h30, o Espaço Miguel Torga acolhe o espetáculo PALAVRAS TALHADAS EM ROCHA, construído a partir de poemas, entradas dos Diários e um dos contos inesquecíveis deste autor. Os textos serão lidos por João Morales, acompanhado por dois músicos escolhidos especificamente para o efeito, a violinista Maria do Mar e o clarinetista Juan Cato Calvi. A entrada para este espetáculo é de acesso livre.
Na mesma tarde, haverá uma sessão especial, dedicada ao público escolar local, tendo por fio condutor os mesmos conteúdos e intervenientes.
Antes desta sessão, acontece, pelas 21h00, também no Espaço Miguel Torga, a abertura da exposição de fotografia “Encontro Marcado com Miguel Torga”, de Pascal Moreaux.
Com os melhores cumprimentos;
José Adelino Gonçalves
Comunicação e eventos
Rua do Loreto | 5060-328 Sabrosa
Tel.: +351 259937120 | Fax.: +351 259937129
Email: geral@cm-sabros
|
Sem comentários:
Enviar um comentário