sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Livros recentemente recebidos no Grémio Literário Vila-Realense

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL
Grémio Literário Vila-Realense


MC900360696[1]Notícias das Letras

Jorge Lage
Livros recentemente recebidos no Grémio Literário Vila-Realense:

• Jorge Lage, Romanceiro da castanha. Edição do Autor, 2018.
            É o quinto título que Jorge Lage dedica ao tema da castanha. Trata-se de uma recolha exaustiva de quadras e textos afins sobre a castanha e o castanheiro, que o Autor laboriosamente efectuou em diversos lugares de Portugal. É a obra mais completa sobre o assunto até hoje publicada entre nós.

• Altino Moreira Cardoso, Músicas saloias palacianas – Reconversão para cravo/piano. Mem Martins : Edições Amadora Sintra, 2018.

AM PIRES CABRAL            Altino Cardoso, na sua faceta de musicólogo, tem vindo a desenvolver uma obra notável de recolha de canções e outras músicas, agora prosseguida com esta colectânea, devidamente enquadrada por um preâmbulo intitulado “Como soariam estas músicas nessa altura?”

• Altino Moreira Cardoso, Retalhos de Escrita – Textos avulsos – Literatura e cidadania. Mem Martins : Edições Amadora Sintra, 2018.
            É uma colectânea de textos que Altino Cardoso foi publicando em diversos locais ao longo dos tempos e que, segundo o Autor, estavam em risco de esquecimento, «pois foram gerados de circunstâncias e motivações de carácter quase sempre ocasional ou referencial».

• A. M. Pires Cabral, Trade Mark. Lisboa : Cotovia, 2018.
Pequeno livro de poemas sobre marcas comerciais — de automóveis, lâminas de barbear, canetas, medicamentos, cigarros, máquinas de costura e de escrever, relógios… — e sobre a memória que o poeta tem delas.

• A. M. Pires Cabral, Por esta terra adentro – Páginas trasmontanas. Lisboa : Âncora Editora, 2018.
            Reprise de textos de natureza cronística sobre Trás-os-Montes publicados pelo Autor em diversos lugares, em especial na imprensa regional, e que, para esta nova apresentação, foram sujeitos a tratamento que os transforma numa coisa nova.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Forte de S. Francisco de Chaves merecia ser lembrado pela morte do seu benemérito António dos Ramos

  Em 16 de Janeiro de 1989 o Forte de S. Francisco, em Chaves, foi cedido, a título precário, à Câmara local. De acordo com a súmula que s...