quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Fieis Defuntos, na Bajouca



Por: Costa Pereira Portugal, minha terra

Creio que também a visita ao cemitérios, quando feita fora dos dias 1 e 2 de Novembro, sendo com o propósito de cumprir o preceito determinado pela Igreja, mas que por questão de facilitar o serviço paroquial foi por transferido para data diferente, tem o mesmo valor e portanto direito a ganhar as mesmas indulgências reservadas pela Igreja. Mas não estou avalizado para garantir se sim ou não. Entendo que o melhor será continuar a ganha-las fazendo a visita nos dias determinados que são o 1º e 2º dia de Novembro de cada ano e depois repetir se houver a visita nos dias em que calhar melhor pois nunca serão muitas as visitas que se fazem em vida, nem pagam o carinho com que os pais, os familiares e as amizades dos que ali já deixaram os seus restos mortais. Lá fui ontem, dia 4, visitar a sepultura de gente familiar e amigos dos quais guardo saudosa memória, os meus sogros, cunhados, primos, sobrinhos e parentes, por parte da minha esposa.
Uma infinidade de memórias e recordações ainda consegui ver desfilar na mente, o que dá origem a render homenagem a muita dessa gente santa e boa que Deus lá tem, e por certo acarinha.Com missa presidida pelo pároco Sr. Padre Davide Gonçalves, concelebrou o Sr. Padre Melquiades, mais diácono permanente João Paiva. Missa celebrada às 08h45, mais cedo um quarto de hora do que o habitual, pois também noutra sua freguesia, o pároco tinha de celebrar missa às 10h30. Ainda dizem que a vida de padre é uma vida regalada. Está-se mesmo a ver que sim! Por isso escasseiam as vocações, é pelo que tem de vida regalada. Mesmo assim não faltam os homens de barba rija para se entregaram de alma e coração ao serviço das causas santas que são: servir a Igreja de Jesus Cristo e dum modo geral a humanidade. Recordei os meus cunhados Zéfonso da Beatriz Rata, primos de carne e osso que foram e já ambos estão na terra da verdade.
E como nem só de pão vive o homem, no fim – tinha que ser – lá veio mais um convite para almoçar. Local? – O Casal dos Afonsos, em plena Bajouca Centro. Já eram poucos, foram mais dois para completar a mesa. Frango caseiro, vinho do melhor, cafezinho e até a bagaceira do Fernando Ladeira apareceu. Calhei de encontrar umas fotos que tirei hoje e vão servir para ilustrar este post que deixo em honra dos saudosos fundadores deste casalinho vizinho da igreja paroquial de Santo Aleixo. Aqui ficam assinalar mais um dia de Fieis Defuntos, na Bajouca

Sem comentários:

Enviar um comentário

V Congresso Transmontano e Alto - duriense

Atenção Transmontanos! Aproximam-se as datas do V Congresso Transmontano e Alto- duriense.