Depois de, ainda muito recentemente, ter publicado dois livros (400 Canções próprias reunidas, em que colige quatro centenas de composições musicais de sua autoria, e Monsenhor Ângelo Minhava – O músico e o pedagogo), em que homenageia Mons. Minhava, desaparecido em 2017, Altino Moreira Cardoso dá à estampa nova obra, intitulada Abordagens (Ensaios literários).
Nela, o Autor — ele próprio um escritor do Douro, embora radicado em Mem Martins — apresenta três ensaios sobre outros tantos escritores durienses: Agustina Bessa-Luís, António Cabral e João de Araújo Correia.
Considerando a intensa actividade intelectual de Altino Cardoso, A. M. Pires Cabral, que prefacia o livro, escreve: «O Dr. Altino Moreira Cardoso é um desses homens que nascem com um desejo insaciável de deixar obra feita, digamos assim. O seu espírito só está bem a remexer nisto e naquilo. Hoje compõe uma canção sobre um poema, seu ou alheio. Amanhã escreve um ensaio. Depois de amanhã redige um artigo de jornal. No dia imediato estuda a obra dum escritor. No dia imediato investiga, recolhe e comenta o cancioneiro popular. No dia imediato volta-se para o teatro e cria um auto. No dia imediato lavra uma biografia. No dia imediato um manual escolar. Etc.»
CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL
Grémio Literário Vila-Realense
Sem comentários:
Enviar um comentário