sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Dois livros do Coronel Jorge Golias


Por BARROSO da FONTE - A Voz de Trás-os-Montes

No dia 4 do corrente mês, decorreu na Biblioteca Municipal de Montalegre a apresentação da Antologia de Autores Transmontanos, Durienses e da Beira Transmontana coordenada por Armando Palavras e apresentada pelo Presidente da Direção da Casa de Trás-os-Montes de Lisboa, ritual que se vem realizando pelos 35 concelhos, cada vez com mais apreço pelo valor e oportunidade da obra mais visível do IV Congresso Transmontano. Valeu a pena subir à fronteira do norte do país para aqui serem anunciadas duas decisões do Dr. Hirondino Isaías: a realização do V Congresso, em Mirandela, em 2020, que será solenizado pelo simbolismo do I século, desde 1920. 
Dr. HIRONDINO
ISAÍAS
Daqui nasceu a ideia de ser apresentado, nessa data, um segundo volume desta Antologia que, embora volumosa, não conseguiu (por falta de tempo), inserir mais autores, lacuna que irá ser reparada.
Coronel JORGE GOLIAS
O Dr. Jorge Lage, que foi o colaborador mais próximo do Doutor Armando Palavras, esteve presente e trouxe-me dois livros da autoria do Coronel Jorge Golias que reside em Lisboa e que lhe confiou dois livros da sua autoria para me entregar. Aconteceu agora e de imediato os referencio aqui, pelo apreço pelo Coronel a quem já chamaram o pai moral das directrizes que levaram à emancipação pacífica, na Guiné-Bissau, entre 1972 e 1974. 
Dr. JORGE LAGE
Jorge Sales GoliasEste valoroso membro do MFA nasceu em Mirandela, em 1941. Cursou a Academia Militar na Arma de Transmissões e licenciou-se em Engenharia Electrotécnica. Autor de várias obras, deu mais nas vistas: «A descolonização da Guiné-Bissau e o movimento dos Capitães», à qual Carlos de Matos Gomes chamou «um resgate da verdade feito com uma invulgar abordagem da escrita, em que o tempo da narrativa é o tempo da história. O resultado é uma crónica de dois anos de 1972 a 1974 que o autor escreve como se estivesse a vivê-los hoje». Esta obra, escrita em linguagem serena, escorreita e sem recurso a euforias narcisistas, é enriquecida com documentação inédita, verídica, de fácil leitura e de compreensão apriorística, garantindo uma autenticidade inquestionável. A obra surgiu no mercado em abril de 2016. Um ano depois mereceu uma reedição com um enriquecedor posfácio de Aniceto Afonso. «O Golias não assume o privilégio da verdade, assume apenas a sua verdade».
Outro livro deste heróico autor é o «Perfil Literário de Altino Cardoso». Uma espécie de biografia sobre: «música, literatura, jornalismo, história, pedagogia e teatro». Confirmo em Atino Cardoso estas seis vertentes, ou tendências, do meu ex-colega de Seminário de Vila Real. De aluno distinto e de músico predestinado, não era de esperar outra coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina