sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Aldeia de Eiriz, Baião



Por: Costa Pereira Portugal, minha terra

Eiriz é uma aldeia da antiga freguesia de Ancede, concelho de Baião e distrito e diocese do Porto. Foi extinta em 2013 e com outra sua similar forma actualmente a União das freguesias de Ancede e Ribadouro. Na Rota do Românico, tem no seu mosteiro de Santo André o principal baluarte cuja fundação é anterior a 1120. Foi dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho até ser ligado ao Mosteiro de São Domingos de Lisboa, da Ordem dos Pregadores. Foi extinto pelo então secretário de Estado Joaquim  António de Aguiar, por Decreto de Lei de 30 de Maio de 1837.
Hoje de novo com sua igreja aberto ao culto, e as restantes dependências disponíveis para poderem ser visitadas, onde os celeiros, a adega e o lagar dão testemunho da antiga prática de cultivar a vinha que nesta zona, que pertenceu à antiga Comarca de Trás-os-Montes, é vinho verde, do verdinho muito apreciado. Situado entre Tâmega e Douro, Baião faz fronteira com Amarante, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Mesão Frio, Resende, Cinfães e Marco de Canavezes. Nesta altura tem como presidente da Câmara Municipal Paulo Pereira, um homem muito empenhado no projecto que prevê revitalizar a aldeia de Eiriz mediante a recuperação de tradições que caíram em desuso e que de novo postas em função dêem emprego e bem-estar ás populações, fixando-as com satisfação e prazer à terra e região de sua origem.
O projecto é financiado em 85% por: Portugal 2020 FEDER, e já está pronto. Desta iniciativa tive conhecimento por uma interessante publicação que tem por autores Nídia Carvalho, licenciada em Turismo, pela UTAD; e António Américo Pimenta de Castro Damásio, biógrafo. Que diz ele ser: “por nascimento de Barcelos e de Entre Douro e Minho por coração, família e afectos”. Deste fraternal amigo recebi com dedicatória um exemplar que já li e reli, fazendo votos para que o projecto corresponda aos desejos dos promotores e as populações que dele beneficiem gozem dele e se sintam felizes e reconhecidas.
In Portugal, minha terra ( blog).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina