terça-feira, 4 de setembro de 2018

O meu roteiro gastronómico de 2018


JORGE LAGE
Continuo a aconselhar a maioria dos restaurantes da cidade de Mirandela. Fui com aminha filha e os meus netos ao restaurante «Rei de Orelhão» (geral@reidorelhao.pt, 278979074), nas Lamas de Orelhão – Mirandela e gostei muito do naco de vitela e o ambiente é cativante. Só me ficou a doer a alma pela forma desumana como limparam a amoreira no largo da Igreja. Que jeito dava a sua sombra refrescante para os carros que ali aparcassem na canícula! Alguns técnicos da autarquia parecem ter um défice de humanidade e de saber com a maioria das árvores em espaços urbanos. Pela boa comida e preço, continuo a sugerir o restaurante Terra Fria, em frente às boas alheiras do Aurélio, à entrada de Rebordelo (Vinhais) para quem vem de Mirandela. Convidado pelo ilustre amigo, Prof. Doutor António Vermelho do Corral, almocei no restaurante da Sociedade Portuguesa de Geografia (mesmo informal deve-se ir apresentado e sem crianças ou pessoas ruidosas), onde comi um divinal e tradicional ensopado de borrego. Vou ficar cliente. Em Fátima não se trata só dos males da alma ou do espírito, mas também do corpo e o estômago tem o relógio biológico. Este ano não fui ao óptimo Restaurante Ti’Alice e abanquei no típico Restaurante/Petisqueira Crispim (rua de S. João Eudes, 23 – 249532781 - convém fazer marcação da mesa), com bom ambiente e excelente bacalhau na brasa, com batatas a murro e bom vinho da casa. Sobrou-me meia caneca, que pedi para porem numa garrafa, mas o patrão achou que se fosse a garrafa cheia não endoujava tanto. No Algarve, na Guia (perto de Albufeira) o restaurante, «O Teodósio» (289561318), continua a ser eficiente no serviço e a preço aceitável (a salada é com tempêro excelente). Ainda, no Algarve, o Restaurante Clube de Pesca Náutica (Estrada do Farol, Albufeira – 289592332) com marisco e peixe frescos e excelentes e boa qualidade preço. Também, em Olhão se come bem e barato, sendo-me aconselhado o Restaurante Américo (289702396), na EN125, à entrada de Olhão. Esquecia-me de dizer, que na Mealhada, na estrada para o Luso, a Churrasqueira Rocha (231202357, tem um bom serviço e um bom leitão. Para mim é sempre paragem obrigatória quando cruzo a A1. É sempre melhor marcar mesa antes de ir a qualquer restaurante. Aqui têm os amigos leitores algumas sugestões e indicações de boa comida e preços razoáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um Cabo-Verdiano na Buela