terça-feira, 12 de junho de 2018

Senhora das Graças de LAGOAÇA, recebe de mãos abertas autores da região transmontana


Lançada a público no dia 25 de Maio, por altura da abertura do IV Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Antologia de autores Transmontanos, Durienses e da Beira transmontana, foi apresentada pelo Coronel Jorge Golias, a pedido do Presidente da direcção da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, com o comum acordo do seu coordenador (organizador, para outros), Armando Palavras. Foi um momento bonito e de grande profundidade cultural.


O que agora interessa é fazê-la chegar ao maior número de pessoas para lá do Marão, e para cá do Douro, pelo menos até Viseu. Já alguns autores nos desafiaram para o volume ser apresentado nos vários municípios da região: Assunção Anes, Dinis Costa, Ernesto Areias, e por aí adiante. Quem, desde o início, se empenhou no projecto, há muito que havia delineado essa ideia. Por essa razão, as 35 câmaras municipais que fazem parte da geografia agregada, desde a sua fundação (1906), à agremiação nortenha, foram, por missiva, esta semana, informadas dessa pretenção, solicitando o seu apoio. Aquelas que responderem positivamente serão objecto de singela manifestação cultural, orientada por um dos autores naturais do município e que a agremiação teve o privilégio de contar com colaboração no volume.
A Câmara Municipal de  Freixo de Espada à Cinta foi a primeira a responder ao repto, adquirindo umas dezenas de exemplares que irá distribuir como melhor lhe aprouver, disponibilizando o recinto para a referida manifestação cultural. E qual foi o recinto que disponibilizou? A praça da freguesia de LAGOAÇA! Aí será lançada a Antologia, nesse concelho, no dia 8 (Sábado), em Setembro, pelas 15 horas, por altura da Festa de Nossa Senhora das Graças. Por cada volume vendido, a Comissão de Festas receberá cinco euros para a ajuda das despesas.

1 comentário:

  1. Foi com bastante emoção que recebi a Honra de ver o meu Poema dedicado a todos os Emigrantes em geral e em especial aos Transmontanos, ser lido na Sessão de Abertura do Lançamento desta Antologia.
    Desde já e mais uma vez deixo o meu singelo e Fraterno Abraço a todos; Autores Participantes, Editores, Coordenadores e Autoridades presentes neste lançamento com especial deferência a Sua Excelencia o Sr Presidente da Républica Prof Dr Marcelo Rebelo de Souza e o Nosso Maior Representante da literatura da actualidade, Professor Doutor Adriano Moreira - Bem Hajam todos e fiquem com Deus!!!

    Silvino Dos Santos Potêncio - Emigrante Transmontano em Natal/Brasil

    ResponderEliminar

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...