quinta-feira, 3 de maio de 2018

Cancro da mama em Mirandela


JORGE LAGE

 Não sei se os números são mesmos os que se referem, de boca em boca, mas deixam-me alarmado. A informação que circula na cidade de Mirandela é que, num rastreio para detectar o cancro da mama terão sido encaminhadas, por suspeita, para o Instituto de Oncologia do Norte cerca de trinta mulheres, o que é muito. Oxalá que sejam apenas prevenção, para prevenir males maiores. Sensibilizou-me a atitude da Câmara Municipal, que saúdo, cedendo um autocarro. Só o alarme já assusta! Rezo para que todas as mulheres mirandelenses estejam bem. Todas as mulheres, a partir dos 20 anos, devem fazer, com regularidade, a apalpação dos peitos e à mínima suspeita de nódulo (caroço) consultem o ginecologista. O cancro da mama é curável desde que tratado a tempo. Não tenham vergonha de darem os passos que forem precisos. Nisto, como na vida, vale mais prevenir do que remediar. Está provado que consumir, com regularidade, uma colher de sopa de azeite virgem ajuda a prevenir o cancro da mama.


A Páscoa da vida – Páscoa significa passagem. Celebrar a passagem dos Hebreus do Egipto para a Terra Prometida. A passagem de Jesus Cristo da morte para a Ressurreição. Páscoa é, ainda, a nossa passagem por este mundo. Uma vida de felicidade para todos, com votos de Sta e Feliz Páscoa, para os amigos leitores, colaboradores e directores do Notícias de Mirandela.

Jorge Lage – jorgelage@portugalmail.com – 23MAR018

Provérbios ou ditos de Abril:
Abril deriva do latim «aprilis», que, por sua vez, provem de «aprire» (abrir), isto é, nesta época do ano, em Roma e no sul da Europa a vegetação começa a desabrochar e a puxar.

      Castanha que está no caminho é do vizinho.
      Enxame de Abril vem para o covil e o de Março para o regaço.
      De castanha a castanha se faz a boa manha.
Jorge Lage – jorgelage@portugalmail.com – 23MAR2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quadras ao 25 de abril

                                          Era uma vez um país Onde o pão era contado Onde quem tinha raiz Tinha o fruto assegurado. ...