terça-feira, 8 de agosto de 2017

«Mirandela Outros Falares» em Torre de Dona Chama


JORGE  LAGE
Apresentação do meu novo livro «Mirandela Outros Falares» na Torre

É com grande emoção que vou à linda vila Torre de Dona Chama, dia 15 de Agosto de 2017, pelas 15H30, por um lado nunca sonhei ir à Torre em mensagem cultural e por outro é por ali que tenho muitas das minhas raízes. Se me permitem, acrescento um terceiro motivo que me orgulha: a autarquia da Torre Dona Chama está a preparar este evento cultural com todo o empenho porque é apanágio dos nossos vizinhos da Torre bem receberem.
Por isso, peço a todos que vão sem a mesquinhez dos movimentos autárquicos, porque um acto cultural tem de estar acima dessas visões individuais.
O livro «Mirandela Outros Falares» está carregado de memória imaterial e cultural da Torre:
No livro vai poder observar e recordar sete fotos muito antigas da Torre (e 13 de Mirandela), até o mítico toural.
Entendi promover a «Berroa» e o «Pelourinho» colocando-os na contracapa. Claro que não esqueci a «Fonte do Engaranho».
Estou certo que a Torre vai ser mais procurada e visitada.
Quero, na Torre, conhecer alguns dos meus familiares pela linha materna que são de Agrochão, de Lamalonga e alguns já estarão na Torre.
As minhas irmãs, Alfredina e Rosa, prometeram ir para fazerem essa ponte entre mim e eles.
Depois o livro «Mirandela Outros Falares», dizem que é o meu livro mais belo que escrevi e será sempre uma raridade.
Se alguém souber da Prof.ª Carla e do Prof. Octávio, destas terras e que dão aulas em Braga, digam-lhe que gostava de os lá ver.
O meu amigo e parente Toninho Feliz, das Gandariças e o Valdemar, de Regodeiro, também os queria lá ver.
Alguns vão-me responder com a desculpa de que estão longe (o Prof. Ângelo, do Ferrador, estará para Timor), mas podem sempre divulgar esta mensagem pelos seus contactos ou fazer um telefonema a um amigo.
A Prof.ª Celeste Pires, dos Vilares da Torre, tem muita «culpa» que este acto aconteça na Torre, pelo imenso apoio que me deu e o Presidente Fernando está empenhado.
O livro vai ser apresentado no «Edifício Galeria da Torre Dona Chama», pelo Sr. Vice-Presidente do Município, Dr. Rui Magalhães, e do curto Programa vai constar:
- Abertura do evento cultural (onde vou pedir um minuto de silêncio pelo escritor Nuno Nozelos e pela memória de todos os filhos da Torre que já partiram);
- Projecção de um vídeo promocional da Torre Dona Chama;
- Actuação de concertinas (pedidas pelo autor);
- Apresentação da obra «Mirandela outros Falares», pelo Sr. Vice-Presidente do Município, Dr. Rui Magalhães;
- Intervenção do autor, Jorge Lage com projecção das fotos antigas da Torre e que constam do livro.
- Diálogo com a assistência;
- Sessão de autógrafos:
- Momento social
Obrigado a todos pela divulgação e presenças!
Saudações,
Jorge Lage

Sem comentários:

Enviar um comentário

O crime de Bordalo II

 O OBSERVADOR alertava: Observador @observadorpt Bordalo II cobre campa de Salazar com caixa de medicamento "antifascista" Hoje te...