terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Dia 02 de Fevereiro

 Por: Costa Pereira- Portugal, minha terra. 




Hoje é dia de Nossa Senhora das Candeias, da Luz ou da Candelária. Tem a sua origem na devoção a Nossa Senhora da Luz, e os começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação da Virgem, quarenta dias depois do seu nascimento; por isso, celebrada no dia 02 de Fevereiro. 

Senhora das Candeias é, portanto, mais um dos títulos pelos quais a Igreja Católica venera Nossa Senhora. Li algures onde consta anunciado que “É dia da bênção das velas (candeias) e em muitas igrejas, antes da celebração da santa Missa, se organiza solene procissão, em que são levadas as velas acesas, símbolo de Jesus Cristo que, apresentado a Deus no templo de Jerusalém, pelo santo velho Simeão foi saudado, como a luz que veio para iluminar os povos”.
Para participar na missa deste dia desloquei-me à igreja de São Domingos (à Baixa), onde o sacerdote celebrou por alma do meu saudoso amigo António Rosado. Como é meu costume, no fim da missa, fico sempre alguns minutos mais dentro da igreja. Quando hoje estava para sair notei que a porta principal fora aberta de par em par, ao mesmo tempo que da sacristia sai-a em direcção ao altar-mor, a cruz em procissão. Cuidei tratar-se do inicio da Missa do meio-dia, mas já fora de portas encontrei um amigo a quem cumprimentei e me informou estava à espera da procissão com Nossa Senhora.
Esperei, com ele, que saísse a procissão, presidida pelo pároco Sr. Padre Victor Gonçalves, para nela me integrar e dar a volta ao redor do quarteirão da histórica igreja. Quem quis, a seguir pôde assistir à missa solene, por certo muito participada, como foi a procissão. Para mim foi uma manhã em beleza, a deste dia 02 de Fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breve História da Arte

                          https://www.wook.pt/livro/breve-historia-da-arte-susie-hodge/22237887