quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Sopa de castanhas com Feijão (da Lousã)


Jorge Lage
jorgelage@portugalmail.com

Jorge LageReceita de Culinária:

Sopa de castanhas com Feijão (da Lousã) *

Ingredientes (para 6 pessoas):
          500 grs de catanha picada;
          500 grs de feijão vermelho;
          200 grs de arroz;
          1 cebola;
          1 folha de louro, azeite e sal (q.b).




Confecção:

Preparação: Ponha a castanha picada (ou pilada) e o feijão de molho de véspera.
Coza a castanha, o feijão, o arroz e a cebola picada. Esmague a castanha, à antiga, com o garfo e a escumadeira ou a colher de pau, ou, por comodidade, meta-lhe a varinha e tempere com um pouco de sal e azeite, a que junta uma folha de louro e deixe ferver mais um pouco.
Sirva quente.



* Receita retirada do livro «Feira do mel e da Castanha da Lousã 20 Anos, 20 Cartazes, 20 receitas, e por mim (Jorge Lage) adaptada ao que me pareceu ser mais tradicional.

Nota 1: O título mais tradicional devia ser «Caldo de Castanhas com Feijão» e recordamos que o feijão foi introduzido em Portugal (na Europa) com os Descobrimentos. Por isso, no próprio título invertemos a ordem dos ingredientes. Depois, o feijão vermelho ou o rajado eram os mais populares, tendo substituído o «feijão manteiga» pelo vermelho. Despojamos a receita de um ramo de coentros, porque num caldo de castanhas, o «fruto dos frutos» tem de ser rei e os coentros iam apagar muitas das qualidades organolépticas das castanhas, no aroma ou paladar.

Nota 2: A consideração que tenho pelo Município da Lousã, em particular pelo Director da Cultura, Victor Maia Costa, deixa-me à vontade de fazer este trabalho tradicional, fazendo recuar a receita no tempo.



Provérbios ou ditos:

          Quem não sabe manhas, não come castanhas.
          Dia de S. Silvestre, despede-te deste, para entrar noutro pior que este.
          Quem com a canalha se mete, lavado se deita, cagado se alevanta!

Sem comentários:

Enviar um comentário

General Ramalho Eanes coloca dedo na ferida!

 Anteontem o General Ramalho Eanes, sobre o PCP disse isto: https://eco.sapo.pt/2024/04/26/eanes-afirma-que-pcp-se-preparava-para-estabelece...