sábado, 4 de outubro de 2014

Capital angolana


Por: Costa Pereira
Depois de uma hora de voo, eis-me de novo no aeroporto de Luanda, onde quem ali chegar pela primeira vez e não tenha alguém de confiança que o oriente ou transporte ao seu destino sujeita-se a ser ludibriado por algum dos muitos "profissionais" da caça à vítima desprevenida...Os inúmeros e aborrecidos "ajudantes" que ao sair da gare rodeiam o passageiro oferecendo-se para transportar as malas, a falta de transportes urbanos com indicação dos pontos de partida e chegada ao centro da cidade ou arrabaldes são lacunas que se vêm a olho nu e dão da capital angolana uma imagem que não merece: desordem.
2
A mim valeu-me além da filha, ter lá amigos que se disponibilizaram não só a ir buscar-me ao aeroporto como colocar um carro ao meu dispor para nessa tarde viajar pela cidade. Depois de almoço que mais uma vez foi num restaurante da Ilha do Cabo, seguiu-se uma visita pela baixa e bairros principais da cidade, como Miramar, Alvalade, Bairro Azul e outros.
3
Luanda - cidade
4
Luanda - cidade
5
Luanda - cidade
6
Luanda - Vendedeiras de fruta
7
Ilha do Cabo ou Ilha de Luanda
8
Na ilha do Cabo ou ilha de Luanda existe a igreja mais antiga de Angola, mandada construir em 1575 pelos portugueses que aquando do desembarque do Capitão-mor Paulo Dias de Novais na ilha, com homens de armas, padres, mercadores e servidores, ali se fixaram e consagrados a Nossa Senhora, deram ao templo a designação de igreja de Nª.Sª. do Cabo. O Papa João Paulo II, numa sua visita a Angola entrou e rezou neste templo. Também na minha primeira visita à ilha, no passado dia 14 de Março, foi na sua frontaria que vi o primeiro cartaz com a foto de Bento XVI, anunciando a sua visita pastoral a Luanda de 20 a 23 do preciso mês. Se houvesse bons e rápidos transportes e mais alojamentos disponíveis em Luanda por certo que muitos angolanos e turistas que nas minhas condições não puderam assistir ao histórico evento, o teriam feito nessa ocasião para agradecer e saudar Sua Santidade pela sua visita à capital angolana.
Continua

Como anteriormente um dos meus comentadores tinha prometido, aqui fica a promessa dele cumprida:
AParte superior do formulário
  
O prometido, é devido. Então cá vai"IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CABO, ou IGREJA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO".
A diáspora dos filhos de Mondim de Basto, fez história desde há muitos séculos. Por volta de 1 580, um filho de Mondim, "FREI BELCHIOR DA CONCEIÇÃO", depois de ter estudado teologia em Lamego e Coimbra, embarcou com destino a Angola, para combater ao lado das tropas de Paulo Dias de Novais. Muito jovem, este sacerdote participou na reconquista do território angolano aos Holandeses, sendo depois o principal obreiro da reconstrução da Igreja de N.S. do Cabo, cujo nome foi depois mudado para "Igreja de N.S. da Imaculada Conceição". Este nosso conterrâneo, nasceu na Casa dos Azevedos da Rua Velha, junto ao velho edifício dos Bombeiros
Voluntários. Morreu em Angola em 1660, é tudo quanto se sabe; está sepultado junto ao altar-mor da igreja que ajudou a reconstruir”. –

 Respondi, assim:
Muito e muito obrigado não sabia desse facto e feito a que um nosso ilustre conterrâneo ficou associado . Foi pena não saber antes da viagem pois sempre me teria detido ainda que por instantes naquele local em sua memória”.


Sem comentários:

Enviar um comentário

As Lições da História

         https://www.editoraself.pt/product/as-licoes-da-historia/