sábado, 27 de setembro de 2014

Poetas Portugueses refutam o novo acordo ortográfico


BARROSO da FONTE
Reunidos na Vila do Gerês, no XIV Encontro nacional de Poetas, dia 20 do corrente, foi apresentada uma proposta aos mais de cem participantes, para que se pronunciassem acerca da aceitação ou da rejeição do Acordo Ortográfico. No universo de 107 autores  presentes verificaram-se 5 votos a favor, 8 abstenções e 94  contra a oficialização do Acordo. Diversos foram os poetas presentes que leram poemas da sua autoria, subordinados ao tema que se revelou preocupante, tendo em conta as liberdades poéticas de que  esta classe de criadores usufrui.
 Na circunstância foi recordada a luta persistente do recém falecido Graça Moura que tantos e tão acesos debates travou no sentido de não ser consumada a adesão de Portugal. Foi também invocada uma opinião do Juiz Rui Teixeira que em maio passado tornou pública e na qual esclarecia: «alega este magistrado que as actas não são uma forma do verba atar», que «os cágados continuam a ser animais e não algo malcheiroso e a língua portuguesa permanece inalterada até  ordem em contrário». Segundo essa informação que pode ler-se no site «Portugal Glorioso» este juiz enviou uma nota à Direcção Geral de Reinserção Social, em Abril último, onde se pode ler que «esta fica advertida que deverá apresentar as peças em Língua Portuguesa não é resultante de um tal acordo ortográfico que o governo quis impor  aos seus serviços e sem erros ortográficos decorrentes da aplicação da Resolução do Conselho de Ministros 8/2011, a qual apenas vincula o Governo e não os tribunais». A DGRS pediu um esclarecimento a esse juiz que respondeu: «a Língua  Portuguesa não é resultante de um tal «acordo ortográfico» que o governo quis impor aos seus serviços. Pelo menos neste (tribunal)  os factos não são fatos, as actas não são formas do verbo atar e a Língua Portuguesa permanece inalterada  até ordem em contrário». 


 Seja como for a sociedade portuguesa entrou em perfeita desorientação, com o assentimento do poder político que não mais teve a coragem de travar o pandemónio que se generalizou. Os países lusófonos, da mesma forma se desorientaram. E já não vai existir concordância plena, como o projecto inicial exigia, sob pena de o acordo não se realizar. Sabe-se que o DR, 1ª série, nº 145 de 29/7/2008 publicou uma saída que preconizava um período de transição definitiva. Esse período  começava em 2009 e terminava em 2015. Entretanto, Angola solicitou uma moratória de 3 anos para ratificar o Acordo. Cabo Verde prevê que só num prazo previsível de 10 anos possa cumprir o Acordo. Portugal fixou o ano lectivo de 2011/2012 para o sistema educativo e em 12 de Maio  de 2015 para o fim do período de transição.
  Os poetas portugueses que desde o ano 2000, têm vindo a reunir no 3º sábado de Setembro de cada ano, na Vila do Gerês, debateram mais este obstáculo à sua criatividade. Entendem que não desejam desaprender as regras ortográficas, morfológicas e sintácticas que tanto lhes custaram a aprender; e que já basta o desprezo político que os diversos governos lhes têm devotado.
 Esta nota preambular permite ao leitor ajuizar do ambiente cívico como decorreu o XIV Encontro Nacional de Poetas na reconfortante vila termal do Gerês. Mais de uma centena de poetas de todo o país rumou à festa da classe social que mais exterioriza os seus sentimentos interiores. Os poetas sentem por si e pelos outros que não nasceram com o dom de dar largas à arte de versejar. E por ser uma classe, habitualmente de gente simples e sem seduções políticas, vale-se do que sabe fazer para mandar recados ao poder, para trocar abraços de solidariedade e para louvar o Criador que propiciou ao ser humano um espaço ambiental que a todos acolhe, acaricia e deslumbra. O Gerês reúne todos estes sortilégios para quem saiba usufruir das coisas boas  da natureza.
 Em boa hora a Câmara de Terras de Bouro soube aproveitar uma iniciativa testada em Guimarães em 2000 e 2001. Dado o vazio cultural e a perseguição ideológica dos capatazes da insensibilidade 
 poética Vimaranense, essa iniciativa passou a realizar-se na estância termal do Gerês, em parceria tripartida: Câmara de Terras de Bouro, Calidum – associação de autores e o trimensário Poetas e Trovadores. A autarquia Bourense agarrou este programa anual como oportunidade cultural a não mais perder. No final de cada encontro põe-se sempre à votação: - quem prefere que o próximo convívio seja noutro concelho levante o braço... Ninguém levanta o braço porque todos gostam deste santuário natural. Até S. Pedro interrompeu a chuva e as trovoadas para que o dia fosse repartido entre o interior do auditório e a visita de estudo ao Museu da Geira (Romana) e à Barragem de Vilarinho das Furnas. Um ambiente grandioso de onde os poetas regressaram  com os pulmões cheios de ar puro e com a promessa de repetirem as alterações que houve e que irão melhorando por cada novo ano. Parabéns a Terras de Bouro pela grande visão que teve e que não mais quererá deixar fugir. Mais de uma centena de poetas de todo o país assim o sentiram e desejam repetir, enquanto forem vivos.
 Barroso da Fonte

Actualizado a 29 de Setembro 2014



Sem comentários:

Enviar um comentário

General Ramalho Eanes coloca dedo na ferida!

 Anteontem o General Ramalho Eanes, sobre o PCP disse isto: https://eco.sapo.pt/2024/04/26/eanes-afirma-que-pcp-se-preparava-para-estabelece...