quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Estudo científico demonstra que 1 minuto e 40 segundos de atividade física a cada meia hora têm efeitos positivos para a saúde


Um estudo publicado recentemente na revista científica American Journal of Clinical Nutrition mostra que quebrar com as condutas sedentárias prolongadas através de algo que envolva menos de dois minutos de atividade física a cada meia hora tem um efeito positivo na glicemia e insulinemia pós-prandial em adultos saudáveis​​. Esta investigação torna-se mais relevante tendo em conta os dados atuais, que mostram como desde 1950 tem aumentado substancialmente o tempo dedicado a atividades sedentárias como assistir a televisão e andar em meios de transportes passivos. O tempo gasto em atividades sedentárias representa um fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é considerada como o quarto fator de risco para a mortalidade.
O estudo incentiva a comunidade médica a prescrever regularmente uma interrupção dos períodos sedentários com breves períodos de atividade física, e sugere que "as recomendações de saúde pública sugerem interromper a cada 30 minutos os períodos em que se encontra sentado como um modelo complementar à prática regular da atividade física. ".


Peddie MC, Bone JL, Rehrer NJ, et al. Breaking
prolonged sitting reduces postprandial glycemia in
healthy, normal-weight adults: a randomized crossover
trial. The American Journal of Clinical Nutrition,
2013;98:358-66
World Health Organization.(2011). Global
recommendations on physical activity
for health. http://whqlibdoc.who.int/
publications/2010/9789241599979_eng.pdf 

Newsletter “É Noticia” nº 11 sobre nutrição e atividade física de Coca-Cola, 2014

De Jornal do Norte para Tempo Caminhado



Sem comentários:

Enviar um comentário