sexta-feira, 6 de junho de 2014

Nas rotas dos marranos de Trás-os-Montes

                                                              CONVITE

A Âncora Editora, a Academia de Letras de Trás-os-Montese a Câmara Municipal de Bragança têm o prazer de a/o convidar para a apresentação do livro Nas Rotas dos Marranos de Trás-os-Montesde António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães.  

A obra será apresentada pelos autores.

 A sessão terá lugar no próximo dia 12 de Junho, quinta-feira,pelas 17:00 horas, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, Praça Camões, Bragança.

Resenha

Com a expulsão dos judeus de Espanha, em 1492, ter-se-ão verificado profundas alterações na paisagem humana de Trás-os-Montes onde entraram e ficaram a viver muitas dezenas de milhares desses refugiados.

E, acrescentando estes aos que já antes habitavam nas muitas judiarias que estão documentadas, concluir-se-á que uma grande percentagem da população trasmontana no século de 500 era constituída por gente da nação hebreia.

Obrigados a abraçar a religião cristã, eles continuaram, na generalidade, fiéis à crença de seus antepassados, praticando a religião judaica no interior de suas casas, se bem que, pelo exterior, eles procurassem dar provas de cristãos, frequentando as igrejas e mostrando-se cumpridores das regras que lhe impunham. Este comportamento dúplice era, por vezes, perceptível e escandaloso para a população cristã.

Com o argumento de fazer “reduzir” a gente marrana à fé cristã e extinguir definitivamente o judaísmo do reino católico de Portugal, foi criado o tribunal da Inquisição.
Naturalmente que as tensões entre os dois elementos da sociedade trasmontana não resultava apenas da questão religiosa. Havia também muitos problemas derivados da economia, com os cristãos a queixarem-se dos exploradores e agiotas judeus. E havia também lutas políticas muito intensas, se bem que, geralmente, surdas e recalcadas e, por isso mesmo, mais duradouras e difíceis de resolver.
(...)
António Júlio Andrade 



Ver mais



Sem comentários:

Enviar um comentário

Esplendores - ... Baixar impostos!!!...