terça-feira, 13 de maio de 2014

I ENCONTRO REGIONAL DE CLUBES DA FLORESTA EM TERRAS DE CAMILO

 Imagem

I ENCONTRO REGIONAL DE CLUBES DA FLORESTA EM ...


 I ENCONTRO REGIONAL DE CLUBES DA FLORESTA EM TERRAS DE CAMILO

O Município de VN de Famalicão, organizado pelo CEAB – Centro de Estudos Ambientais, o Centro Social de Bairro e do PROSEPE/Coordenação Distrital de Braga, realizam amanhã (sexta-feira), dia 09 de Maio, entre as 09H30 e as 14H30, o I Encontro Regional de Clubes da Floresta da região Entre Douro-e-Minho, onde vão estar 30 clubes da Floresta das Escolas dos Distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, com cerca de 850 Alunos e Professores.
Pretende-se criar laços afectivos com o Ambiente e a Floresta; sensibilizar para a prevenção dos incêndios florestais; valorizar a Biodiversidade neste Município; proporcionar intercâmbios de experiências numa jornada pedagógica e cívica; conhecer o Património Cultural, Natural e Lúdico do concelho de VN de Famalicão; e saber comportar-se e orientar-se em itinerários pedestres.
O I Encontro Regional tem estado a ser preparado pelo CEAB, Centro Social de Bairro, Coop. de Ensino Didáxis e Coordenação Distrital de Braga dos Clubes da Floresta, tendo sido feitas reuniões de coordenação e deslocações ao terreno.
Os Alunos do 2.º, 3.º ciclos e secundário fazem o Trilho da «Cangosta do Estêvão», entre o Mosteiro de Landim e a Casa de Camilo, em Seide, tantas vezes percorrido por Camilo Castelo Branco, nas visitas que ali fazia ao seu amigo José Sampaio, irmão do escritor José Alberto Sampaio. No Mosteiro de Landim, a meio do trilho e na Casa de Camilo em Seide haverá momentos literários da obra deste escritor recriando esse período camiliano.
Os Alunos do 1.º ciclo percorrem o «Trilho da Devesa», com 16 pontos de controlo, entre eles as «hortas urbanas famalicenses», sensibilizando-os para uma vida sustentável melhor Cidadania, mais Ambiente e Floresta.
Os Alunos do pré-escolar vão percorrer o «Trilho do Conto da Floresta», no Parque de Sinçães e termina na Biblioteca Municipal, onde pelas 10H30 vão viver momentos mágicos e de sonho.
Terminados os trilhos regressam ao enorme Parque da Devesa onde terão contactos com meios de prevenção e combate a incêndios e com diversas actividades.
Esta jornada Ambiental e Florestal é o culminar de um ano de actividades dos Clubes da Floresta, gizadas por um Plano Anual de Actividades, na qual vão ter provas classificativas e responder a questionários sobre o Património cultural, literário, ambiental e florestal de VN de Famalicão.
Os Clubes da Floresta das Escolas dos três distritos vão chegando aos dois pontos de controlo (Mosteiro de Landim e Parque da Devesa) onde recebem a documentação e partem logo para os trilhos. Depois de terminaram os percursos e as provas classificativas concentram-se no Parque da Devesa nas actividades (jogos, demonstrações e visita a exposições).
 Para «montar este grande palco dinâmico» colaboram com a organização cerca de 120 pessoas de entidades diversas a saber: GNR e SEPNA, PSP, Polícia Municipal, Bombeiros Voluntários, Associação de Sivicultores do Vale do Ave/Sapadores Florestais, Associação Columbófila de VN de Famalicão, Apicultor certificado, Desporto Municipal, Gabinete Técnico Florestal, Gabinete de Arqueologia, Hortas Urbanas, Biblioteca Municipal, Casa de Camilo de Seide e Casa do Território do Parque da Devesa, CITEVE/Centro de Investigação de Testeis, Cursos Profissionais da Cooperativa de Ensino Didáxis de Riba dÁve. Colaboram, ainda, O Externato de Nossa Senhora das Graças de Real com a Escola de Bombos, os Agrupamentos de Escolas Francisco Sanches e Sá de Miranda e outros Professores voluntários.
Pelas 12H30 inicia-se o almoço picnique nos espaços verdes do Parque da Devesa.
Pelas 13H30 os Bombos do Externato Sr.ª das Graças de Real chamam para o momento alto, com as actividades em palco, coordenadas pelo Dr. José Hermínio Machado da Escola Francisco Sanches e a Sessão de Encerramento com a entrega de prémios de presença e das provas classificativas.
Apesar de vivermos momentos constrangedores por falta de apoio logístico da tutela  florestal que nos tem prometido, mas que na hora da verdade tem faltado, continuamos a sonhar. Este Encontro Regional só é possível graças ao imenso apoio do Município de VN de Famalicão.
Por isso, ficamos-lhe gratos se nos apoiar divulgando esta actividade única e o PROSEPE/Clubes da Floresta, há mais de vinte anos a fazer «Prevenção de Fogos Florestais pela Educação» e formar melhores Cidadãos, mais amigos do Ambiente e da Floresta fonte de vida e de Bem-estar.

Grato pela melhor divulgação.

Jorge Lage
964624132
Coordenador Distrital de Braga dos Clubes da Floresta

08MAI2014





Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensino privado preferido ao público

O que fizeram: - as experiências pedagógicas recorrentes da esquerda; - o conceito de escola como local de prazer; - a aquisição de ...