quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Miguel Cadilhe sobre Vitor Gaspar - Presidente da República inaugura biblioteca em Mondim de Basto



 O artigo que foi hoje Publicado no jornal Público, recomenda-se. O Doutor Cadilhe faz sobre o Professor Vitor Gaspar, uma apreciação justa e correcta.

A consideração devida a Gaspar


O PÚBLICO desafiou economistas portugueses a analisar o legado de Vítor Gaspar. Hoje, escreve Miguel Cadilhe, antigo ministro das Finanças.

Antigo ministro das Finanças escreve que "havia e há possibilidades de compensações" e de "reptos europeus" que Vítor Gaspar devia ter usado e não usou para atenuar o que diz serem os custos inevitáveis do ajustamento.

Há muitos anos que aprecio a inteligência e a ponderação de Vítor Gaspar, começo por dizê-lo neste artigo que escrevo a convite do PÚBLICO.


I - A DESINCUMBÊNCIA TROIKIANA


Escerto da edição impressa (Clique para aumentar)
Gaspar e a troika estancaram o descarrilamento das contas do Estado e puseram-nas em calhas que apontam para objectivos de rigor, regramento e sustentabilidade. Ainda não são as calhas finais, que devem ser robustas e definitivas. São calhas que nos afastam do abismo financeiro. Calhas que, todavia, atravessam um território pejado de desempregados e assentam numa distribuição dos sacrifícios que fere alguns requisitos de equidade. Duas tremendas objecções políticas, pois, a Gaspar e à troika. Além destas, as objecções são menores mas engrossaram o contexto, sem razão, ou sem a razão toda.

Leia mais na edição impressa ou na edição online exclusiva para assinantes.

Esta série sobre Vítor Gaspar é financiada no âmbito do projecto PÚBLICO Mais.

Artigo financiado no âmbito do projecto Público Mais





Presidente inaugurou Biblioteca Municipal em Mondim de Basto



    O Presidente da República inaugurou a Biblioteca Municipal de Mondim de Basto, no âmbito de uma visita a este concelho do distrito de Vila Real.

 Durante a cerimónia inaugural, o Presidente Aníbal Cavaco Silva percorreu as instalações da Biblioteca, ouviu a declamação de poesia e proferiu uma intervenção numa sessão solene que assinalou a presença do Chefe do Estado.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Quinto Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro em Outubro

  https://www.calameo.com/read/00588743131c1ab1b724e