sábado, 9 de março de 2013

Virgilio Gomes em expedição Gulosa Sobral (Brasil) - 20 personalidades influentes na gastronomia portuguesa


Como estava o tempo quando chegamos a Sobral,
à praça do "Tempo

Expedição Gulosa - Sobral     
Sexta, 08 Março 2013 10:18 


Depois de uma noite bem dormida em Tianguá, sentindo ainda os prazeres gulosos da véspera, seguimos para Sobral. Sobral era o grande objetivo para esta expedição. A notícia de que nesta cidade ainda se confecionam os famosos “Fartes”, e os “Alfenins”, levaram-me a querer ver como se preparavam. Quanto aos Alfenins eu já os tinha encontrado em Aquiraz e em Fortaleza. Só que estes, e que se encontram à venda, são confecionados com rapadura, todos apresentados da mesma forma, entrançados, conforme se pode ver na foto.
Fartes a sair do forno
Sem ser viciado, a maior saudade que senti nesta viagem foi do café expresso. Confirmado mais um dia sem este prazer, lá fomos à procura de Roberto Pires, herdeiro de sua Mãe da tradição de confecionar Fartes e Queijadas. Os Fartes são os famosos doces que embarcaram nas caravelas de Pedro Álvares Cabral e que chegaram ao que depois se chamou Brasil. Também se chamam Fartéis ou Fartens.
(Alfenim de rapadura)



Admitamos que estes Fartes não são iguais aos que embarcaram pois os ingredientes originais. Digamos que são fruto do que se chama agora de “doçaria de fusão”. Troca-se a farinha triga por farinha de mandioca, a amêndoa por castanha de caju, o cravinho por mais gengibre e, possivelmente, água ou leite de vaca por leite de coco. Os Fartes fazem parte das primeiras receitas escritas portuguesas e coligidas no caderno de receitas da Infanta Dona Maria (1538-1577), escritas bem depois da descoberta do Brasil. Nesta receita, confecionada com mel e sugestão adicional para o açúcar, também entra erva-doce, cravinho, gengibre, pimenta, amêndoas e pinhões. Na conversa com o dono da casa, a quem cheguei pela sábia experiência de Gilmar de Carvalho, discutíamos sobre os ingredientes e forma de confeção, ao mesmo tempo que finalizava os Fartes antes de irem para o forno.

 
 
 
 
As 20 personalidades mais influentes na gastronomia Portuguesa (segundo opinião de um (a) articulista do jornal Público)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cravos e Ferraduras

  Lançamento de novo livro "Cravos e Ferraduras" a 9 de maio. J. Rentes de Carvalho escreve sobre os malandros da pátria. A um...